28 SET 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Gestores da Saúde são capacitados sobre separação e destinação de resíduos

Gestores das unidades de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste participaram de uma capacitação sobre separação e destinação de Resíduos do Serviço de Saúde, nesta quarta-feira (27), no Centro de Estudo e Cultura Ambiental, no Jardim Itamaraty. O curso promoveu orientação quanto a classificação dos resíduos, armazenamento correto e destinação e tratamento e foi ministrado pelo engenheiro ambiental Allan Jonas Duarte, diretor e sócio-fundador da empresa Biotrans Ambiental, especializada em gerenciamento de resíduos de saúde.

Nesta capacitação, os participantes tiveram orientações quanto a classificação dos diferentes tipos de resíduos de saúde, como cada um deles deve ser acondicionado de forma a evitar contaminações e acidentes, como devem ser destinados e como devem ser tratados.

“Essa ação faz parte de um esforço da Administração do prefeito Rafael Piovezan em melhorar a separação e a coleta de resíduos nos departamentos municipais. No caso, em se tratando de resíduos de saúde, melhorar a separação e coleta deste tipo de resíduo nas unidades municipais de saúde”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro. “Além deste curso, a Secretaria está organizando uma nova orientação junto às unidades de saúde para tratar dos resíduos recicláveis, com auxílio das cooperativas Juntos Somos Fortes e Recicoplast”, complementou.

O curso foi oferecido à representantes da Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Zoonoses, Almoxarifado e Prontos Socorros, com a intenção de que eles sejam replicadores destas ações em suas respectivas unidades. A próxima etapa é um acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente para a prática da capacitação.