04 OUT 2023
SAÚDE
Outubro Rosa: Prefeitura de Santa Bárbara reforça orientações sobre prevenção ao câncer de mama

Município não tem fila para agendamento de exames de mamografia

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (2) as ações do movimento Outubro Rosa no município. No decorrer do mês serão promovidas diversas atividades, com oferta de serviços relacionados à saúde das mulheres, dando destaque para a intensificação de informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações são coordenadas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas).

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e o Centro de Referência em Saúde da Mulher já contam com decoração especial, solicitações de mamografia e Salas de Espera Ativa sobre o tema. Os demais setores da Saúde também estão mobilizados com a Campanha, por meio de palestras e divulgação dos serviços disponíveis na rede.

Em Santa Bárbara não há fila para agendamento de exames de mamografia. Em 2023 já foram realizados 3.582 exames. Durante todo o ano o exame de mamografia pode ser solicitado pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento.

Após a solicitação, o agendamento da mamografia é feito pela recepcionista da unidade de saúde, para realização no Centro de Exames e Diagnósticos ou no Hospital Santa Bárbara. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada e tratamento em referências SUS do Estado.

Para ter acesso aos serviços, basta comparecer à unidade mais próxima da residência ou ao Centro de Referência em Saúde da Mulher (Rua Inácio Antônio, 453, Centro) e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.