10 OUT 2023
CULTURA E TURISMO
Prefeitura de Santa Bárbara abre inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, abriu nesta terça-feira (10) as inscrições para projetos a serem realizados pela Lei Paulo Gustavo no Município. Até o dia 24 de outubro, artistas locais poderão se inscrever no culturasbo.com/editais Com investimento de mais de R$ 1,5 milhão, serão realizados três editais que contemplarão mais de 40 projetos.

Podem participar profissionais da cultura barbarense os artistas residentes no Município de Santa Bárbara d’Oeste e os grupos e coletivos culturais que possuam no mínimo de 50% mais um de seus integrantes residentes na cidade e que tenham atuado social ou profissionalmente nas áreas artísticas e culturais nos 12 meses imediatamente anteriores à data de publicação dos Editais.

O Edital LPG – Audiovisual – Inciso I prevê a seleção de 26 projetos de produções audiovisuais, contemplando as categorias de criação de longa metragem, média metragem, curtas, videoclipes musicais, curtas metragens, webséries, games e outros produtos da linguagem audiovisual.

Já o Edital LPG – Audiovisual – Inciso III poderá ter a seleção de três projetos audiovisuais contemplando as categorias de Capacitação, formação e qualificação no audiovisual; Apoio à realização de festivais e mostras de produções audiovisuais e Memória, a preservação e a digitalização de obras ou acervos audiovisuais.

Por fim, o Edital LPG – Demais das Áreas da Cultura dispõe da seleção de 15 projetos que contemplem a difusão e circulação de ações/obras artísticas ou eventos culturais (encontros, mostras, festivais, saraus e feiras).

Fóruns

Para definir categorias e valores dos Editais foram realizadas três consultas públicas, por meio de Fóruns de Cultura sobre a Lei, onde os trabalhadores da cultura puderam apresentar as demandas de suas áreas e discutir as categorias que eram apropriadas ao panorama cultural barbarense.

Tira-Dúvidas

A Prefeitura realizará nesta terça (10) e quarta-feira (11) dois tira-dúvidas sobre os Editais de Chamamento Público realizados com recursos da Lei Paulo Gustavo. Os encontros serão, às 19 horas, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”. No primeiro dia, terça, o tira-dúvidas será sobre os dois editais referentes ao Audiovisual. Já na quarta-feira será tratado o Artigo 8º, referente ao edital voltado às Demais Áreas da Cultura.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

Criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, a Lei Paulo Gustavo é uma forma de atenuar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A pandemia impactou significativamente o setor cultural nos últimos dois anos, sendo um dos últimos a retomarem as atividades. Seu nome é homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos.