01 NOV 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Piracema: Prefeitura intensifica patrulhamento para proteger reprodução de peixes

Nesta quarta-feira (1º) teve início o período da piracema, no qual a pesca em toda bacia hidrográfica do Rio Paraná, na qual Santa Bárbara d´Oeste está inserida, sofre restrições. A Guarda Civil Municipal barbarense, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental(GPA) intensificará patrulhamento para proteger a reprodução dos peixes e perpetuação das espécies.

Neste período de piracema, que vai até 28 de fevereiro de 2024, várias espécies nativas iniciam o curso em sentido contrário à correnteza à procura do “local ideal” para desova e fecundação, ficando vulneráveis a predadores. Portanto, a pesca durante a piracema é proibida de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 e Instrução Normativa do IBAMA nº 26 de 2009.

O monitoramento e fiscalização seguem por meio terrestre, aquático e aéreo, com o uso de drones e apoio do canil da Guarda Municipal. O pescador que for flagrado será conduzido à Delegacia de Polícia e poderá sofrer sanções como multa e pena de 1 a 3 anos de detenção. No caso de ocorrência ou denúncia, o munícipe pode entrar em contato pelos telefones (19) 3458-1388 ou 153.