07 NOV 2023
“Saúde sem Tabaco”: Prefeitura encerra último grupo de 2023 e abre inscrições

Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término do grupo

Foi encerrado nesta segunda-feira (6) o último grupo do Programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara d’Oeste deste ano. Na ocasião, foi realizada a última reunião de manutenção desta edição, além de avaliação final, entrega de certificados aos participantes pela conclusão do grupo e confraternização junto à equipe.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, já está com inscrições abertas para novas turmas no próximo ano. Os interessados devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

Ao longo deste ano foram realizados três grupos. Os encontros do programa ocorrem no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com reuniões semanais durante aproximadamente três meses.

Durante a iniciativa, os participantes passam por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina, reuniões motivacionais, consultas médicas e avaliação bucal, reuniões terapêuticas e reuniões de manutenção.

Sob a coordenação do NAC (Núcleo de Ações Coletivas), da Secretaria de Saúde, o programa conta com uma equipe multidisciplinar, que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social para os participantes.

Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término da participação no grupo antitabagismo.