14 NOV 2023
SAÚDE
Profissionais de enfermagem de Santa Bárbara participam de atualização sobre vacinas

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste promoveu na última semana uma capacitação de “Atualização em Vacinas”. A iniciativa, voltada aos profissionais de enfermagem da Rede Municipal de Saúde, foi realizada nos dias 9 e 10, no Salão Nobre da Secretaria de Educação.

O objetivo da ação foi atualizar os profissionais que atuam nas salas de vacina, visando aprimorar suas competências técnicas, de acordo com as diretrizes do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. A capacitação foi ministrada pela Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Atenção Primária à Saúde e apoio do Setor de Educação Permanente em Saúde, totalizando carga horária de oito horas.

Durante a atualização, foram abordados os temas: Programa Nacional de Imunização e Norma técnica do Estado de São Paulo, Coberturas vacinais, Boas práticas de imunização; Imunobiológicos, Calendário vacinal da criança, Calendário vacinal do Adolescente, Calendário vacinal do adulto, Calendário vacinal da gestante, Calendário vacinal do idoso, Vacinas de Rotina, Vacinas COVID, Vacinas do CRIE (Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais) e Eventos Supostamente Atribuíveis a Vacinação ou Imunização (ESAVI).

As formações realizadas com profissionais da Rede Municipal de Saúde acontecem durante todo o ano, com o objetivo de qualificar ainda mais o atendimento à população.