21 NOV 2023
CULTURA E TURISMO
“Novembro Negro” celebra a equidade e cultura de paz em Santa Bárbara

As atividades do “Novembro Negro” movimentaram a população neste final de semana e feriado do “Dia da Consciência Negra” (20). Com muita música, cultura, arte, saber popular afro-brasileiro, a programação planejada pelas secretarias de Educação e Cultura e Turismo promoveu uma cultura de paz, respeito e equidade, com muita alegria.

O feriado da Consciência Negra nesta segunda-feira (20) trouxe apresentações de alunos da Casa da Criança, do CIEP “José Renato Pedroso”, de capoeira “Menino Chorou”, do Fórum Religioso com a diversidade e respeito pela fé, de poesia “Poeme-se Periferia” com James Ribeiro e terminou a manhã com muita animação com show do Samb'Ajuda. A celebração foi em frente ao Museu da Imigração e Centro de Memórias, no Centro da cidade.

O domingo também contou com muita alegria e engajamento à cultura de paz, com o Cortejo Afro, do Centro de Memórias à Estação Cultural, que reuniu Maracatu Estação Quilombo, roda de capoeira do Projeto Ser e apresentações dos alunos do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, Emefei “Antonia Dagmar de Almeida Rosolen” e da ADI “Geraldo Rocha Campos”.

E a tradicional Afro Bárbara - Feira de Arte + Cultura Afro Brasileira encantou quem passou por lá, com artesanato de artistas da região e apresentações de escolas e da Casa da Criança, de dança terapêutica: samba, maculelê e afoxé, dos alunos do Projeto Guri, de poesia com James Ribeiro, oficina de Abayomi, de dança com Companhia de Dança JK – Jazz e Street Dance, do grupo Meninas da Ciranda e Candeeiro, de capoeira Força e Fé, Desfile Afro e o Grupo Alto Astral que fez todo mundo dançar.

Na quarta-feira (23) será realizada a Cerimônia de Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal, às 19 horas. Seguindo a programação do “Novembro Negro” também haverá neste mês o “Seminário de Boas Práticas”, Mostra Cultural de alunos, Ciclo de Diálogos Mulheres Pretas e a Exposição “O Silêncio que grita” que segue até dia 30 no Museu da Imigração.

A cultura negra e indígena é tratada durante todo o ano letivo com os alunos na Rede Municipal de Ensino, referenciada pelas nas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08. Além disso, o município mantém parceria com a Comunidade Cedac de educação antirracista com o Projeto Jaê – Educação para a equidade.

Confira a programação do Novembro Negro:

- Dia 23/11 (terça-feira), às 19 horas
Cerimônia de Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares
Câmara Municipal | Rodovia Luís Ometto, SP-306, 1001 - Res. Dona Margarida
Realização: Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste
Aberto ao Público

- Dia 27/11 (segunda-feira), das 18h30 às 20h30
Seminário de boas práticas
Realização: Secretaria de Educação
Apoio: CEDAC – Comunidade Educativa e Instituto ACAIA – Educação e Cultura para redução da desigualdade social
Evento on-line para os educadores da Rede Municipal de Ensino

- 29/11 (quarta-feira)