A Economia criativa é destaque nas ações comemorativas de natal e fim de ano em Santa Bárbara d’Oeste. A Feira de Artesanato da Praça Central foi totalmente reformulada e ganhou novas tendas, abrigando artesãos da cidade nas mais variadas técnicas artesanais.
A partir do dia 4 de dezembro, artesãos de Santa Bárbara d’Oeste comercializarão seus produtos artesanais e natalinos em horário especial. A Feira de Artesanato – especial de Natal funcionará, de segunda a sexta-feira, das 11 às 21 horas, e aos sábados, das 11 às 17 horas, até o dia 22 de dezembro, na Praça Central, localizada entre as ruas Santa Bárbara, Dona Margarida e General Osório.
Confeccionados em diversas técnicas, serão expostos trabalhos feitos em crochê como tapete e mandala, porta caneta e cobre jarra bordado, pano de prato e chaveiro (Bernardete de Camargo), bijuterias em macramê, sementes, pedrarias, couro e filtro dos sonhos (Maria Socorro), crochê e bordado, pintura e patchwork (Nilza Catib), peças decorativas, relógio, chaveiros e oratórios em pedrarias (Paulo Couto), acessórios de cabelo feitos de fitas (Silvaneide Sousa), chinelos customizados, chaveiros e bijuterias com pedrarias (Larissa Rodrigues) e bolsas e mochilas em costura criativa, patchwork e máscaras de tecido (Sonha de Paula/ Marcilene Paulo/Maria de Fátima Paulo), bijuterias feitas em capim dourado (Maria de Nazaré), além da venda de doces típicos (Cilas Coutinho). Também serão expostas peças artesanais feitas pelos alunos da APAE Santa Bárbara.
Já a Loja da Casa do Artesão “Sr. Roldão de Oliveira” abrirá a partir do dia 5 de dezembro, comercializando produtos artesanais e natalinos também em horário especial de fim de ano, de terça a sexta-feira, das 14 às 21 horas, e aos domingos, das 19 às 21 horas, até o dia 22 de dezembro. A Casa do Artesão fica localizada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Rua João Lino, 362, no Centro.
Destacam-se trabalhos feitos em crochê, amigurumi, bordado, pintura, costura criativa e artística em tecido e feltro, montagem de fitas e pedrarias e macramê. A loja traz diversos produtos ligados a “Referência à cultura local e Iconografia do município” e a “Linguagem própria” do artesão.
São as técnicas: Amigurumi crochê com tema imagens sacras, naninhas e seres místicos, cachepô crochê e mesa posta em crochê e bordado (artesã Marisa Yukiko Ueda Okuro), Amigurumi crochê com tema mascotes de Santa Bárbara, padroeira da cidade, safari e bonecas (Suzana Maria Rodrigues das Neves Chiquetto), acessórios de cabelo feitos de fitas e pérolas, turbantes e scrunchies em tecido (Silvaneide Ferreira Sousa), marcador de páginas, necessaire, porta níqueis e bonecas em costura artística e criativa em tecido e feltro (Sérgio Luiz Fronza), acessórios em macramê, miçanga e torção de arame/cobre (Edma de Souza Santos), e chaveiros, bustos e bonecos com a técnica de pintura em impressão 3D (Jhonatan Feliz).
Oficinas
A Casa do Artesão de Santa Bárbara ainda realizará mutirão de oficinas com a temática de natal no dia 15 de dezembro para a população. Ministrada pelos artesãos credenciados, a ação será das 9 às 21 horas. A inscrição será presencialmente na Casa do Artesão, a partir de terça (05) a sexta-feira (15), das 14 às 21 horas, e domingo, das 19 às 21 horas. Ao todo serão 50 vagas em cinco oficinas, contemplando as técnicas de costura artística, crochê, montagem de fitas e Amigurumi. A compra dos kits para as aulas é opcional.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, pelo telefone (19) 3455.7000.