02 JAN 2024
Visita à Maternidade tem a participação de 108 gestantes em Santa Bárbara

Acolhimento e segurança. A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste acolheu 108 gestantes e 88 acompanhantes durante todo o ano de 2023 durante as visitas à maternidade ao Hospital Santa Bárbara. A ação visa preparar as futuras mães e suas famílias para o parto de forma humanizada. O último encontro ocorreu no dia 21 de dezembro, coordenado pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas), vinculado à Secretaria de Saúde.

As gestantes interessadas em participar das visitas neste ano devem se cadastrar nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de onde serão encaminhadas e acolhidas pelo NAC. Após o agendamento da visita, a equipe do setor entrará em contato confirmando a participação. Os encontros ocorrem quinzenalmente sempre às quintas-feiras.

Durante as visitas são abordadas questões voltadas a transmitir maior segurança e informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém-nascidos, a importância da amamentação, seus benefícios no desenvolvimento da criança, em seu sistema respiratório, desenvolvimento correto da face e do sistema mastigatório, entre outros pontos.

Ações integradas

As ações voltadas às gestantes e recém-nascidos no Município são realizadas de forma integrada, entre diversos setores da Saúde, como a Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Núcleo de Ações Coletivas (NAC), Educação Permanente em Saúde e AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infecto Contagiosas) entre outros, além da parceria com o Hospital Santa Bárbara.

Em Santa Bárbara esse trabalho tem início desde os grupos de planejamento familiar e consultas de pré-natal, com acompanhamento nos grupos de gestantes e puericultura realizados nas unidades, consultas e visitas a maternidade, e prossegue após o nascimento, por meio de exames, aplicação de todas as vacinas do calendário vacinal, orientações nutricionais e sobre aleitamento materno, entre outras ações.