11 JAN 2024
AMDIC de Santa Bárbara registra 20 mil atendimentos e procedimentos em 2023

O AMDIC (Ambulatório Municipal de Doenças Infectocontagiosas), vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou aproximadamente 20 mil procedimentos em 2023, entre consultas médicas, atendimentos com nutricionista, psicólogo, assistência farmacêutica, equipe de enfermagem, coleta de exames laboratoriais, realização de testes rápidos e dispensação de medicamentos. O número representa 5% de aumento em relação ao verificado em 2022.

Apesar de não apresentar aumento expressivo em relação ao ano anterior (19 mil em 2022), o Ambulatório encerrou o último ano sem nenhum paciente na fila de espera para consultas ou outro tipo de atendimento ofertado.

No decorrer do ano, os usuários do serviço foram agendados com prazo máximo entre sete e 10 dias para consultas médicas e exames laboratoriais dentro do Município. Nos casos de exames mais específicos, que são encaminhados para serviços externos, como a Unicamp, a espera ficou em torno de 30 a 40 dias, devido ao aumento do número de pacientes, principalmente nos casos de HIV, maior parte da demanda existente.

Além dos pacientes com HIV/AIDS, outros atendimentos com grande procura no setor estão relacionados às Hepatites B e C e aos testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A procura pela testagem ocorre espontaneamente pelo paciente, podendo também ocorrer por meio de encaminhamento de outros serviços da rede pública municipal (Unidades Básicas e Prontos-socorros) ou da rede privada (consultórios particulares e convênios).

O AMDIC também realiza atendimento na especialidade médica de infectologia e coleta de exames laboratoriais de todas as crianças que, durante a gestação, são expostas a alguma doença infectocontagiosa (HIV, Sífilis, Hepatites Virais, Toxoplasmose, entre outras de notificação compulsória) necessitando de acompanhamento médico. No caso das crianças houve um aumento em torno de 20% dos atendimentos no último ano.

O setor segue com a oferta de PrEP (profilaxia pré-exposição sexual) destinada às pessoas com maior risco de contaminação pelo HIV (profissionais do sexo, homossexuais e casais sorodiscordantes) e outras pessoas com alto risco de exposição ao vírus. Esse serviço disponibiliza ao usuário consultas com médico infectologista, acolhimento e consultas de enfermagem, realização de exames e entrega de medicamentos ARV (antirretrovirais), além de orientações sobre outros métodos de prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), envolvendo toda equipe multidisciplinar do setor. Nesse grupo, houve aumento de mais de 100% no número de pacientes cadastrados e atendidos no Ambulatório.

Durante a Campanha “Fique Sabendo”, promovida entre os dias 1° e 9 de dezembro, foram realizados 258 testes de HIV e Sífilis. Durante a iniciativa, também houve entrega de kits com preservativos masculinos e femininos e de gel lubrificante íntimo para população de risco, distribuição de autoteste de HIV e de materiais informativos sobre as ISTs. Além do período da campanha, o AMDIC realiza ações de prevenção e testagem para diagnóstico das doenças durante o ano todo.

O setor está situado à Rua Teresina, 553, no Planalto do Sol. Para mais informações, a população deve entrar em contato por meio dos telefones (19) 3454.8466, (19) 3455.2490 ou pelo Disk AIDS 0800-770-9160. O horário de atendimento é das 7 às 16h30, de segunda a sexta-feira.