A sexta Campanha de Doação de Sangue de 2006 coletou 50 bolsas durante a manhã desta terça-feira (6/6), na Unidade Modular de Saúde Afonso Ramos.
A sexta Campanha de Doação de Sangue de 2006 coletou 50 bolsas durante a manhã desta terça-feira (6/6), na Unidade Modular de Saúde Afonso Ramos. Ao todo 72 pessoas compareceram para uma palestra de esclarecimento, sendo que 20 foram consideradas inaptas e duas desistiram da doação. Vale ressaltar que desse total, 11 pessoas compareceram pela primeira vez para doar sangue.
A campanha é uma realização mensal da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e o Lions Club de Santa Bárbara d'Oeste (Centro e Pérola) e tem o objetivo de suprir as necessidades do Município. A próxima campanha será realizada no dia 4 de julho.
Alguns cuidados são adotados antes da coleta de sangue, como a aferição da pressão arterial e realização de exame de glicemia, fatores que quando alterados, tornam a doação inapta. Vale ressaltar que a inaptidão pode ser temporária, sendo que em alguns casos, após um tratamento adequado a pessoa possa fazer a doação de sangue. Outro procedimento adotado é uma entrevista, que tem por objetivo auxiliar na verificação das condições de saúde do doador e na elaboração do perfil do doador em potencial.
Com a campanha de hoje foram coletas 312 bolsas de sangue, sendo 44 em janeiro, 61 em fevereiro, 48 em março, 60 em abril e 49 bolsas em maio.