24 JAN 2024
EDUCAÇÃO
Parceria inédita entre Prefeitura e IFSP promove aprimoramento para professores de inglês da Rede Municipal de Ensino

Aprimoramento linguístico e cultural para os professores de inglês da Rede Municipal de Ensino e mais qualidade para os alunos barbarenses. Com este objetivo, a Prefeitura firmou parceria inédita com o Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campus Capivari, que promoveu o curso “English and Social Issues” entre os meses de setembro e dezembro de 2023.

O curso foi idealizado pelos docentes Sabrina Espino Prata e Tiago Pellim e elaborado com materiais autênticos, atendendo a demanda proposta pela Secretaria de Educação de Santa Bárbara d'Oeste. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Secretaria de Educação e IFSP foi realizada em 12 de setembro de 2023.

Foram três meses de encontros síncronos e atividades assíncronas que envolveram temáticas relacionadas a questões sociais, enfatizadas nas diretrizes oficiais de ensino. As aulas tiveram como temas cultura e sociedade, raça e etnias, relações de gênero, estruturas familiares e diferenças pessoais que serviram como base para propiciar um aprimoramento linguístico considerando as quatro habilidades da língua inglesa (escrita, leitura, escuta e fala).

O objetivo também foi promover discussões e reflexões de cunho crítico para a expansão do conhecimento cultural e de mundo dos professores.

Para João Paulo Buzinari de Souza, representante dos docentes de inglês do município e um dos participantes, “o curso nos trouxe uma oportunidade diferenciada de utilizarmos a língua-alvo por meio de temas sociais e culturais relevantes, com propostas de tarefas comunicativas que nos trouxeram uma ampla conscientização para lidarmos com nossos alunos no dia a dia e nosso crescimento pessoal”, declarou o professor.

“Estamos felizes com a parceria da nossa Rede e o Instituto Federal. Cada vez mais os professores aprimoram os seus conhecimentos e oferecem as crianças um ensino de qualidade, pois estão sempre em formações qualificadas. Essa é uma das diretrizes do prefeito Rafael Piovezan que têm resultado em uma educação com cada vez mais qualidade em Santa Bárbara”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

Com informações do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campus Capivari