29 JAN 2024
EDUCAÇÃO
Volta às aulas na Rede Municipal de Ensino acolhe mais de 16 mil alunos com suas famílias

Mais de 16 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste iniciaram o ano letivo. Nesta segunda-feira (29) as escolas recepcionaram os alunos e responsáveis com o “momento família”, em que puderam conhecer os professores e profissionais envolvidos na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a rotina e os ambientes escolares. Também houve momentos de interação enaltecendo a importância da proximidade e do relacionamento dos pais ou responsáveis com a unidade escolar.

Nos primeiros dias de aula, os alunos seguem em período de adaptação ao retorno das férias à nova rotina, com horários diferenciados até o fim da semana, quando retomam o horário normal, conforme cronograma previamente enviado às famílias pelas unidades escolares.

“É com muita alegria que nossa equipe recebe os alunos para o ano letivo de 2024, com o compromisso e a dedicação de oferecer o melhor acolhimento e ambientes adequados às necessidades de aprendizagem, convívio e crescimento de cada aluno. Nossos profissionais seguem em formação constante e com a dedicação especial a cada um deles”, disse a secretária Tânia Mara da Silva. “O prefeito Rafael Piovezan investiu em melhorias, de maneira intensificada nesse recesso escolar para que o ano seja de muito desenvolvimento e de boas memórias na escola, com olhar para o futuro de nossas crianças. Este é um ano de cada vez mais investimento na educação dos barbarenses”, complementou Tânia.

Durante o período em que estão na escola, os alunos contam com uma alimentação saudável e equilibrada, com almoço e lanches, planejada por nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar e preparadas com muito zelo pelas cozinheiras.

Os ambientes escolares cada vez mais qualificados e lúdicos proporcionam conforto, segurança e acolhimento às diversas faixas etárias atendidas pela Rede Municipal de Ensino. Diversas frentes de trabalho atuam durante todo o ano letivo, com serviços de manutenção, além de obras e reformas planejados pela Secretaria de Educação.

Outro serviço que beneficia os alunos e garante o direito à educação é o transporte escolar, que segue com todas as linhas rurais, urbanas e o adaptado possibilitando a locomoção dos alunos que precisam.

Nos últimos três anos foram investidos mais de R$ 12 milhões em obras e manutenções das escolas e contratados mais de 500 profissionais entre professores e ADIs (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil). Somente em 2023 foram criadas 1.900 novas vagas de creche e cinco mil novas vagas em três anos.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, no Centro, ou ainda pelo telefone (19) 3464.9449, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.