26 FEV 2024
Área do Santa Rita recebe furgão do CineSolar com sessões de cinema gratuitas nesta quarta-feira (28)

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado no Complexo de Esportes e Qualidade de Vida do Santa Rita - Society Vagner Aparecido Nunes “Mazolinha” nesta quarta-feira (28), às 19 horas. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2”. A entrada é livre, não precisa de ingresso.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia, apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Santa Bárbara d'Oeste/SP

Sessões de Cinema

Data: Quarta-feira (28/02)

Horários:

19h - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais

20h - 2ª sessão: ‘Sing 2’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Complexo de Esportes e Qualidade de Vida do Santa Rita - Society Vagner Aparecido Nunes “Mazolinha” - Rua Benjamin Wiezel, 148 - Santa Rita, Santa Bárbara d' Oeste/SP

Local em caso de chuva: Quadra do CAIC Irmã Dulce - Rua Artur Gonçalves da Silva, 240 - Santa Rita

SINOPSES DOS FILMES

1ª sessão

Os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro” foram selecionados pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.

'Bao’ - Direção: Domee Shi - EUA - 8min - Animação/2018 - Livre

Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.

‘Valentino’ - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre

Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

‘Lily’s Hair’ - Direção: Raphael Gustavo da Silva - Goiás - 14min – Ficção/2019 – Livre

Audiodescrição, closed caption, libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ - Direção: Beatriz Ohana - Rio de Janeiro/2019 - Ficção - 15 min - Livre

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

2ª sessão

‘Sing 2’ - Direção: Garth Jennings - 1h50min - Animação/2021 - Livre

Na glamourosa cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.