05 MAR 2024
Mês da Mulher em Santa Bárbara reúne ações e divulga rede de proteção

Com o objetivo de disseminar informações sobre a rede de proteção à mulher em Santa Bárbara d’Oeste, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher realizarão uma série de ações neste mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Palestras, rodas de conversa, oficinas de empreendedorismo e orientações de promoção à saúde e prevenção integram a programação.

A Secretaria de Promoção Social realizará seu evento nesta quinta-feira (7), às 15 horas, no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, localizado na Avenida Monte Castelo, 1.000, no Jardim Primavera (térreo). No encontro, haverá depoimentos do Poder Público, delegadas e conselheiras, além de participante do projeto “Tempo de Superação”, lançado em 2023 pelo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, que se propõe a tratar e trabalhar com homens agressores, encaminhados judicialmente.

Com apoio do Conselho, ainda no dia 7 de março, a partir das 18h30, a Comissão das Mulheres Advogadas da 26° Subseção da OAB de Santa Bárbara d'Oeste promoverá um evento especial com importantes lideranças femininas, com palestras diversas. Serão aceitas doações de produtos de higiene pessoal feminina que serão revertidos à Casa de Abrigo das Mulheres de Santa Bárbara d'Oeste. A sede está localizada na Avenida Prefeito José Maria de Araújo Júnior, 765, no Jardim Firenze.

Já na sexta-feira (8), acontecerá o evento de lançamento “Maria Vai à Escola”, projeto que visa contribuir para a conscientização dos alunos e a comunidade escolar sobre violência doméstica, e depoimento com "Mulheres Inspiradoras", além de atividades culturais, promovido pelo Conselho, às 8 horas, no Salão Nobre da Secretaria de Educação, na Rua Graça Martins, 680, no Centro. O encontro é voltado para gestores de escolas, coordenadores, diretores e professores da Rede Municipal de Ensino da cidade.

Por sua vez, no dia 16, às 14 horas, haverá uma Roda de Conversa no Grupo de Reflexão para homens do programa "Tempo de Superação", na Casa Social, localizada na Rua Cuiabá, 628, na Cidade Nova. E no dia 19, às 9 horas, a Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d'Oeste), na Rua Duque de Caxias, 490, no Centro, receberá a oficina “Empreendedorismo Feminino e Atualizações na Previdência para a Mulher”. Ambos os eventos são abertos ao público, têm entrada gratuita e não possuem necessidade de inscrição prévia.

Por fim, o Conselho terá no dia 27 deste mês, às 8 horas, uma Roda de Conversa “Relações de gênero e o impacto na saúde mental das mulheres: machismo, misoginia, sexismo, homofobia, transfobia, prevenção e enfrentamento”. As palestrantes serão Patrícia da Costa Baumeyer, Maria Helena Galhani, Jaqueline Marques de Azevedo e Marcelo Vieira. O encontro será no Museu da Água, situado à Rua Camilo Augusto de Campos, 487, no Jardim América.

Empreendedorismo

Em alusão do Dia da Mulher, o Sebrae Aqui de Santa Bárbara d’Oeste abriu inscrições para diversas oficinas gratuitas que acontecerão no CRAS - Vista Alegre e no Museu da Imigração, conforme lista abaixo. As vagas são limitadas e é necessário efetuar inscrição pelo telefone e WhatsApp do Sebrae Aqui (19) 3499.1012.

CRAS - Vista Alegre | Rua Eneide Bocatto de Barros, 135 - Jardim Vista Alegre

Dia 7 de março, às 8 horas
Oficina “Seja uma mulher que busca o equilíbrio como meta de vida”

Dia 21 de março, às 8 horas
Oficina “Seja capaz de desenvolver o autoconhecimento e descobrir seus propósitos”

Dia 4 de abril, às 8 horas
Oficina “Seja perseverante frente aos seus projetos de vida”

Dia 18 de abril, às 8 horas
Oficina “Seja responsável com sua saúde mental”

Museu da Imigração | Rua João Lino, 371 - Centro

Dia 18 de março, às 13 horas
Oficina “Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios”

Dia 20 de março, às 13 horas
Oficina “Seja uma mulher que deixa sua marca, construa ela!”

Dia 22 de março, às 13 horas
Oficina “Seja o reflexo das habilidades essenciais da mulher empreendedora”

Saúde

Como em anos anteriores, a Secretaria de Saúde intensificará ao longo do mês as ações voltadas à saúde das mulheres nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Centro de Referência em Saúde da Mulher e demais setores, por meio de Salas de Espera Ativa, palestras e grupos de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, fortalecendo a divulgação dos serviços disponíveis na rede.