08 MAR 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Santa Bárbara lança projeto “Maria Vai à Escola”

Em cerimônia em alusão ao Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Educação, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher lançaram o projeto “Maria Vai à Escola”, amparado pela Lei Federal nº14.164/21 que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Com a presença de autoridades, conselheiras e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino, o encontro ocorreu no Salão Nobre da Educação.

Voltado à dirigentes, coordenadores, professores, funcionários da escola e alunos da Rede Municipal de ensino dos 4ª anos do Ensino Fundamental, o projeto visa contribuir para a conscientização dos educandos e a comunidade escolar, que infelizmente, presenciam e convivem com esta violência no seio familiar e colabora também para a formação de uma nova cultura em que homens e mulheres são iguais perante a lei, com os mesmos direitos e deveres, levando a prevenção da violência por meio de noções básicas sobre todas as formas de violência contra a mulher e as consequências da violação das normas.

Serão oferecidas aulas expositivas e dialogadas por profissionais das áreas de Segurança Pública, Psicologia e do Direito pelos seguintes temas: Direitos Humanos, Igualdade de Gênero, Violência Doméstica e Familiar, Rede de Apoio e enfrentamento a violência doméstica no Município. Com carga horária de 40 minutos/aula, os temas serão apresentados com visão pedagógica construtivista-interacionista em apresentação pessoal, contrato de combinados, apresentação em slides, com o objetivo de incentivar a participação ativa dos alunos, por ocasião das aulas.

Em seu discurso, representando o prefeito Rafael Piovezan, o vice-prefeito Felipe Sanches ressaltou que a prevenção em todos os aspectos da sociedade deve ser realizada primeiramente na educação das crianças. “Esse projeto é de suma importância porque visa diminuir ou extinguir os índices de crimes sobre violência de gênero e foca na educação básica dos nossos alunos”, comentou. “Já tivemos relatos de nossos alunos participantes do programa Cidade Mirim, de educação de trânsito, que corrigiram seus pais ao passar o sinal vermelho, por exemplo. A Educação dá resultados e trabalha com o nosso futuro. Parabéns aos envolvidos neste novo projeto”, complementou.

“Esse projeto fortalece também as mulheres das escolas. E mulheres fortes produzem filhos fortes visto que temos uma rede de Educação, onde muitas e muitas mulheres são o arrimo de família”, explicou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva. “Nós estamos contribuindo para uma sociedade mais justa. Então, em nome de todas as mulheres que nos antecederam, de todas essas mulheres que se fazem presente e desses homens que nos acompanham nessa sociedade mais justa que estamos construindo, desejo que esse projeto seja brilhante e que sejamos capazes de colher os frutos do que plantamos hoje”, finalizou Tânia.

O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, disse que a política pública deve ser compreendida pela população e o processo deve ser construído por todas as esferas. “Espero que todos saiam daqui conscientes do que devemos fazer para ajudar nesse processo de estancar a produção de agressores no Brasil. Por que é que num país não existe violência doméstica e no outro país existem tantas ocorrências? Então é em cima disso que a gente tem que trabalhar. É com prevenção, muita pesquisa e todo um processo de educação e cultural de mudança de comportamento que vamos fazer de Santa Bárbara espelho para outras cidades”, pontuou.

Estiveram presentes também a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher de Santa Bárbara d’Oeste, Juliana Rodrigues, representando o Serviço Social em Promoção à Cidadania Imaculada Conceição, responsável por algumas das ações do segmento realizadas no Município, a Irmã Geni, e as vereadoras Esther Moraes e Kátia Ferrari e o vereador Juca Bortolluci.

Apoio à mulher

Em Santa Bárbara d’Oeste, a rede de apoio à mulher é multifatorial e intersetorial, abrangendo os diversos serviços, programas e projetos, como o “Anjo da Guarda”, pela Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran), serviço do acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência doméstica, o projeto “Tempo de Superação”, que se propõe a tratar e trabalhar com homens agressores encaminhados judicialmente, e AEPETI – Ações com foco em crianças e adolescentes, além de toda rede da Assistência Social, ações com foco no empreendedorismo e trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, por fim, a atenção do Centro de Referência de Saúde Mulher, vinculado à Secretaria de Saúde.

Programação

A programação do Mês da Mulher segue em Santa Bárbara d’Oeste. No dia 16, às 14 horas, haverá uma Roda de Conversa no Grupo de Reflexão para homens do programa "Tempo de Superação", na Casa Social, localizada na Rua Cuiabá, 628, na Cidade Nova. E no dia 19, às 9 horas, a Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d'Oeste), na Rua Duque de Caxias, 490, no Centro, receberá a oficina “Empreendedorismo Feminino e Atualizações na Previdência para a Mulher”. Ambos os eventos são abertos ao público, têm entrada gratuita e não possuem necessidade de inscrição prévia.

Já no dia 27 o Conselho terá, às 8 horas, uma Roda de Conversa “Relações de gênero e o impacto na saúde mental das mulheres: machismo, misoginia, sexismo, homofobia, transfobia, prevenção e enfrentamento”. As palestrantes serão Patrícia da Costa Baumeyer, Maria Helena Galhani, Jaqueline Marques de Azevedo e Marcelo Vieira. O encontro será no Museu da Água, situado à Rua Camilo Augusto de Campos, 487, no Jardim América.