19 MAR 2024
Educação promove formação de matemática para professores do Ensino Fundamental

“Condições didáticas para o ensino e aprendizagem da matemática”. Com essa temática, 70 professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste participaram do primeiro encontro do curso, na última quarta-feira (13), na sede da Secretaria de Educação.

O encontro contou com diversas reflexões em torno do desafio de colocar o raciocínio-lógico, a criatividade e a interação no centro do processo de ensino e aprendizagem. Na próxima aula, prevista para 27 de março, a formação será dividida em duas turmas.

“O curso é importante para garantir a formação permanente dos professores e, consequentemente, qualificar as propostas pedagógicas oferecidas aos estudantes, além de desmistificar a ideia de que a matemática é um conteúdo muito difícil para aprender e para ensinar”, disse a Chefe de Divisão do Ensino Fundamental, professora Leda Maria Torres Haddad.

Organizado em dois módulos e em um total de oito encontros presenciais, o curso tem como principal objetivo identificar os princípios didáticos que norteiam a concepção construtivista de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática: problematização e potencialização das intervenções docentes para promover uma aprendizagem significativa, alinhada às competências e habilidades propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A formação segue até 19 de junho.