19 MAR 2024
Espetáculo Via Crucis 25 anos: figurinos transmitem referências maternas

O grande desafio da equipe de figurino para a edição de 25 anos do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste foi trazer referências maternas para as cenas. Daqui uma semana a cidade cenográfica no Complexo Usina Santa Bárbara ganhará ainda mais vida em torno dos 240 figurinos, que serão utilizados por 100 atores voluntários. Divididas em do início, do povo, de personagens específicos e do final, as indumentárias foram entregues no último sábado (16) ao elenco.

Com foco em trazer uma nova emoção e energia aos personagens, algumas alterações foram realizadas nos trajes da corte de Herodes e no Prólogo. Marlon Pizol, figurinista desta edição, atuou pela primeira vez no Espetáculo Via Crucis em 2012 e, desde então, em mais quatro edições, e atualmente trabalha em todo figurino, e em especial, na confecção de 22 coroas para as diferentes “santas” de diversos tipos na cena do Prólogo, além de adereços para personagens específicos.

“O grande desafio para 2024 foi trazer as diferentes ‘Marias’ e referências maternas. Então a pesquisa foi olhar todas as ‘nossas senhoras’ que nós temos, por exemplo, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora Aparecida. Essa foi a dinâmica de trazer a maior quantidade de ‘nossas senhoras’ possíveis para o Espetáculo”, comentou Pizol.

Para suas criações, o figurinista ressaltou ainda que tirou como base as imagens, pinturas e quadros da Santa Ceia, além de referências fortes de dentro da casa das pessoas. “Vejo pela minha mãe que possui as imagens de santos e tem também a Sagrada Família. São referências que trazem a nossa linguagem do dia a dia e se conecta com o público, porque o espectador tem essa imagem em casa e se conectam facilmente com os figurinos”, complementou.

Evento

Em produção grandiosa, o mais consolidado espetáculo teatral do interior do Estado de São Paulo acontecerá de 26 a 31 deste mês, sempre às 20 horas, mais uma vez no Complexo Usina Santa Bárbara, na Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, no Residencial Dona Margarida, com entrada gratuita. A estreia, voltada à imprensa, autoridades e convidados, acontece no primeiro dia de apresentação.

A 25ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d’Oeste é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com patrocínio da TRBR e Supermercados Pague Menos, apoio da Indústrias Romi, Tivoli Shopping e Unimed Santa Bárbara Americana, produção cultural da Associação Grupo Travessia de Atividades Sociais e Artísticas de Santa Bárbara d’Oeste e media partner EPTV e Todo Dia.

Serviço:

Espetáculo Via Crucis • 25ª edição

De 26 a 31 de março de 2024, sempre às 20 horas

Local: Complexo Usina Santa Bárbara (Rua Aristeo Carlos Pereira, s/nº, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d’Oeste/SP)

Redes sociais:

Instagram (instagram.com/espetaculoviacrucis)