10 ABR 2024
Prefeitura atualiza cadernetas de crianças e adolescentes nas escolas

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação, promove nesta semana uma ação de atualização de cadernetas de vacinação em algumas unidades escolares do município. A iniciativa faz parte da adesão à Campanha de Multivacinação contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), em parceria com os municípios.

Nesta terça-feira (9) a ação ocorreu nas Escolas Estaduais Profª. Odair de Oliveira Segamarchi e Profª. Jadyr Guimarães Castro. Nas duas unidades escolares foram avaliadas 102 cadernetas, sendo necessária a atualização para 58 crianças e adolescentes. No total foram aplicadas 90 doses, entre todas as vacinas.  No decorrer da semana a iniciativa prossegue nas Escolas Profª. Irene de Assis Saes, Prof. Dirceu Dias Carneiro, Profª Maria José Margato Brocatto e Profª Sonia Aparecida Bataglia Cardoso.

Com foco nas crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinadas ou com esquemas incompletos de acordo com o Calendário Vacinal, equipes de vacinação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) vão até as escolas visando ampliar o acesso e a cobertura vacinal, além de incentivar a cultura da imunização e disseminar ações educativas de saúde entre os alunos.

Para garantir a imunização, todos os pais ou responsáveis pelas crianças foram orientados a encaminhar à instituição escolar a caderneta de vacinação, permitindo a avaliação da situação vacinal, além da assinatura do “Termo de Assentimento para Vacinação” para qualquer atualização necessária.

Entre as vacinas disponibilizadas estão: Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre Amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), Meningocócica ACWY e Covid-19.

No Município, as vacinas para todas as faixas etárias são disponibilizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de acordo com o Calendário Estadual de Vacinação. Os horários de funcionamento das salas de vacina devem ser consultados em cada unidade por telefone ou pessoalmente.