O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da equipe de manutenção em redes de esgoto, retirou, nesta terça-feira (16), uma grande quantidade de objetos descartados irregularmente na rede instalada na Rua Benedito Bueno Camargo, Cruzeiro do Sul.
O material encontrado era composto de pedaços de tecidos, estopas, ferros, cordas, plásticos, dentre outros, os quais estavam obstruindo a passagem do efluente e prejudicando o envio do esgoto coletado até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do bairro.
O descarte irregular provoca o mau funcionamento da rede, gerando prejuízos e transtornos aos moradores do bairro e, também, para a autarquia, que desloca equipes, máquinas para escavações e, na maioria das ocorrências desse tipo, precisa refazer trechos da rede e reconstruções de poços de visita (Pvs).
A orientação para o uso correto da rede de esgoto é não usá-la como lixeira, não jogar material sólido em poços de visita, nos vasos sanitários, ralos e pias. Objetos como tampa de pasta de dente, cigarros, absorventes, cotonetes, fio dental, cabelo e embalagens plásticas acumulam-se entupindo a rede de esgoto, tanto na parte interna do imóvel, como na rua.
DAE/SBO