Iniciativa no Município contou com extensa programação ao longo do mês
Superação e alegria de viver. Com a participação de mulheres que foram diagnosticadas e enfrentam ou já venceram a batalha contra o câncer, o Centro de Referência em Saúde da Mulher de Santa Bárbara d'Oeste recebeu nesta quinta-feira (31) mais uma edição do "Desfile das Guerreiras", evento que encerrou oficialmente a programação do Movimento Outubro Rosa em Santa Bárbara d’Oeste.
Durante a iniciativa, além do desfile, houve um coquetel com entrega de brindes, apresentação de toda a equipe e estrutura do Centro de Referência em Saúde da Mulher às participantes, momento de beleza (cabelo, maquiagem leve e design de sobrancelhas), além de apresentações com o músico Cleber Delphino e os integrantes da Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste (OFISB), Elton Celestino, Cristiano Cardoso e David Velazquez.
O evento, coordenado pela Secretaria de Saúde, teve apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Diretoria de Comunicação Governamental do Município, Balan Supermercados, Rotary Club - Progresso, Kapiton Confecções, Têxtil Canatiba, O Boticário, Fest-Flex Comércio de Embalagens, Floricultura Konkist Flores, Floricultura + Verde Flor e Jardim, Salão de Beleza Flor de Liz, e das voluntárias, Daniela da Cruz Gabriel e Daiane Daniel (maquiagem), Larissa Duarte (sobrancelhas) e Renata Caroline, Bruna Roberta e Kelly Medeiros (trancistas).
O secretário de Saúde, Marcus Pensuti, destacou a importância das ações realizadas no Município, não apenas durante o mês, mas ao longo de todo o ano. “O Outubro Rosa é uma campanha que traz maior visibilidade a temas extremamente importantes relacionados à saúde das mulheres, como o câncer de mama, com destaque para ações de conscientização e prevenção. Em Santa Bárbara, trabalhamos com essas ações durante o ano todo, apoiados por profissionais capacitados e uma robusta estrutura, esse ano ampliada com a entrega de um novo Centro de Referência em Saúde da Mulher, pela Administração do prefeito Rafael Piovezan”, enfatizou. “Nossa expectativa é de que, por meio das ações realizadas e da maior visibilidade aos serviços disponibilizados, as mulheres barbarenses busquem cada vez mais um acolhimento e atendimento diferenciados na Rede Municipal de Saúde”, complementou Pensuti.
Em relação ao desfile, o secretário parabenizou a equipe da Saúde e todas as mulheres, que por meio das suas experiências, incentivam outras pacientes a enfrentar e vencer a doença. “Esse desfile representa um pouco de cada etapa do processo que as mulheres enfrentam ao descobrirem estar com uma doença como o câncer, desde o acolhimento, o diagnóstico, o tratamento e por fim, a reabilitação. Mais do que guerreiras, essas mulheres são exemplo de determinação e resiliência, mostrando que é possível, por meio do apoio dos familiares e dos profissionais de saúde, superar todas as etapas e desfrutar de uma melhor qualidade de vida após o tratamento”, completou o secretário.
Com o tema “Informar para proteger! Cuidar para Viver!”, a Prefeitura reforçou durante todo o mês as ações de prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer de mama e de colo de útero, nos Complexos Regionais de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, nos Prontos-socorros, empresas e instituições. Com foco principalmente nas mulheres entre 40 e 69 anos de idade, com sinais e sintomas da doença, as unidades intensificaram as coletas de papanicolaou e solicitações de mamografia, além de promoverem Salas de Espera Ativa e palestras sobre o tema.
A Secretaria de Saúde reforça que, durante todo o ano, os exames podem ser solicitados pelo médico ginecologista no momento da consulta ou pela enfermeira (sem necessidade de consulta médica) nos horários de acolhimento. Após a solicitação, os agendamentos são feitos pela recepcionista da unidade de saúde. Os casos positivos são encaminhados para investigação mais aprofundada no Centro de Referência em Saúde da Mulher e tratamento em referências SUS do Estado.