A Emefei “Maria Martiniano Gouvea Valente - Dona Bininha”, localizada no Conjunto Roberto Romano, recebeu a escritora barbarense Sônia Barros na sala de leitura que leva seu nome na unidade escolar no último dia 22 de outubro. O encontro teve como objetivo estimular a leitura e proporcionar encantamento e conhecimento por meio da presença da escritora.
Os alunos puderam conhecer a biografia da escritora, interagir por meio de bate-papo e conhecer suas mais importantes obras por meio de leituras em voz alta, leitura individual e rodas de leitura. Novos livros autografados pela autora foram adquiridos pela unidade escolar para serem utilizados nos projetos de leitura, que são desenvolvidos durante todo o ano letivo.
Participaram do encontro 309 alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além da equipe técnico-pedagógica e a supervisão da Secretaria de Educação. A iniciativa foi da equipe gestora da unidade, formada pela dirigente Inajuara Spina Cotrim, a coordenadora pedagógica Katia Rosana Guiso e a professora de apoio da educação infantil Indianara Bordin.
A sala de leitura “Sônia Barros” recebeu melhorias da Prefeitura recentemente e o espaço tornou-se mais convidativo e agradável para pesquisas, compartilhamento de informações, trocas e a leitura em todas as suas formas e possibilidades.
Autora
Sônia Barros nasceu em Monte Mor e mora em Santa Bárbara d’Oeste desde os três meses de vida, quando foi adotada pela barbarense Maria Aparecida Rangel Murbach. Em 2017 recebeu da Câmara Municipal o título de cidadã barbarense. É formada em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Tem mais de 20 livros publicados para crianças e jovens. Para o público adulto tem três livros de poemas, dois foram vencedores do Prêmio Paraná de Literatura: “Fios” em 2014 e “Tempo de dentro” em 2017. “Fios” foi semifinalista do Prêmio Oceanos, concorrendo com grandes nomes da literatura nacional e de outros países de língua portuguesa.