Os participantes do “Saúde Sem Tabaco” de Santa Bárbara se reuniram para um novo encontro na última segunda-feira (25). Durante mais uma reunião terapêutica promovida na Secretaria de Educação, os pacientes também receberam orientações alusivas ao Movimento Novembro Azul pela equipe multidisciplinar do programa.
Na ocasião, além do tabagismo também foram abordados temas como hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, principais sinais e sintomas do câncer e de outras doenças, entre outros. O atual grupo é o último de 2024. Os interessados em se inscrever para as próximas edições, a partir do próximo ano, já podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência.
O “Saúde Sem Tabaco” oferece gratuitamente, entre dois e três meses em encontros semanais, apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de serviço social aos participantes. Todos os profissionais envolvidos foram capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.
Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término das atividades no grupo antitabagismo.
Novembro Azul
As ações do Movimento Novembro Azul terminam nesta sexta-feira (29) em Santa Bárbara d’Oeste. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a iniciativa é realizada desde o início do mês, com diversas ações promovidas nos serviços da Saúde dedicadas às questões relacionadas à saúde dos homens, com destaque para a intensificação sobre a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças e agravos.
Entre os temas abordados, estão: fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, hábitos saudáveis, alimentação, atividade física, além de orientações sobre os principais sintomas do câncer de próstata e quando se devem realizar os exames investigativos.
Para ter acesso aos serviços disponíveis, basta comparecer à UBS mais próxima da residência e verificar o cronograma com os atendimentos e ações disponíveis.