Uma oportunidade única para que os alunos do programa “Caminhos da Cultura” compartilhem o resultado de seu aprendizado e dedicação ao longo do ano. Mais de 80 deles se apresentarão na 1ª edição da Mostra de Artes da iniciativa, marcada para o dia 18 de dezembro, às 19h30, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, com entrada gratuita. O Museu da Imigração também será palco da ação no mesmo dia, às 18 horas, com abertura de exposição pelos educandos de fotografia.
O encerramento das atividades deste ano contará com exibição de vídeo produzido pelos alunos da oficina de Audiovisual (professor Fabrizio Racaneli), além de apresentações de esquetes teatrais, canções e coreografias dos educandos de Canto e de Violão (professor Caio José Suille), de Dança K-Pop (Brunna Oliveira), de Teatro (professores Marcela Isler e Almir Pugina) e de Violão (professora Daniela Smaniotto).
Como parte da programação da 1ª edição da Mostra, no dia 18 de dezembro, às 18 horas, será realizada a abertura de uma exposição de fotografias produzidas pelos alunos do professor Ronnie Souza, que poderá ser visitada até o dia 17 de janeiro de 2025 na Sala do Artista “Antônio Duarte” do Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, 371, no Centro. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Em 2024, o Programa de Formação e Oficinas Culturais – Escola de Artes “Caminhos da Cultura” de Santa Bárbara d’Oeste ofereceu diversas oficinas culturais, como Canto, Dança K-Pop, Produção Audiovisual, Teatro (para crianças, jovens e adultos) e Violão. As aulas ocorreram em diversos pontos da cidade, incluindo o Centro Cultural e Biblioteca “Profº Léo Assad Sallum”, na Cidade Nova, o Centro Cultural “Edgard Tricânico D’Elboux”, no Romano, o CEU das Artes “Ariovaldo Inácio – Vardão”, no Planalto do Sol II, o Centro de Memórias “Historiador Antonio Carlos Angolini” e o Museu da Imigração, no Centro.
O objetivo do Caminhos da Cultura é garantir à população barbarense, de todas as faixas etárias, o acesso gratuito às atividades práticas e teóricas às mais variadas expressões artísticas e manifestações culturais, contribuindo efetivamente no desenvolvimento e aprimoramento das vocações artísticas por meio de um processo de aprendizagem regulamentada e continuada garantida pela Lei Municipal nº 4.281, de 16 de fevereiro de 2022.