Agenda gratuita segue até dia 30 deste mês
Reunindo estudantes, educadores e representantes culturais, o Cortejo Afro percorreu as ruas de Santa Bárbara d’Oeste neste último domingo (16). Com saída do Museu da Imigração, o percurso incluiu a passagem pela Feira Livre Central e foi concluído na Estação Cultural da Fundação Romi, onde o público acompanhou apresentações de ciranda realizadas pelos alunos do CIEP Dom Eduardo Koaik e pelo grupo de cirandeiras orientado por Áurea Mendes. O encerramento artístico ficou por conta do Samba do Negro Silva.
Programação
A agenda do Novembro Negro 2025 segue nesta segunda-feira (17), às 19 horas, com a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares – evento realizado e promovido pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
Já na data do Dia da Consciência Negra, quinta-feira (20), das 9 às 17 horas, o Centro de Memórias, no Centro, receberá a Celebração Novembro Negro e Feira Afro Bárbara, com participações do Ciep Carmelina, Projeto SER - Casa da Criança, Emei Aurea Nadir, Emei Clotilde, Fórum Inter-religioso, e desfile Afro. Como parte da programação haverá roda de samba do Projeto Samb’Ajuda, a partir das 14 horas, via edital de Chamamento Público nº 08/2025 – Novembro Negro.
A programação segue no domingo (23), às 16 horas, no Parque dos Jacarandás, com o espetáculo “Cenopoesia: A Palavra em Manifesto”, apresentado pela poeta Júlia Motta. A intervenção foi remarcada devido às chuvas e propõe uma imersão sensível na poesia viva, unindo literatura, dança e dramaturgia para celebrar resistência, ancestralidade e vivências femininas.
Na segunda-feira (24), às 18h30, será a vez do Seminário de Boas Práticas Antirracistas, com transmissão on-line, por meio de link disponível no linktr.ee/prefeiturasbo. Focada nos educadores da Rede Municipal de Educação e aberta ao público, a ação da Secretaria de Educação conta com apoio da Roda Educativa e ateliescola acaia.
Por sua vez, na quarta-feira (26), 18 às 22 horas, haverá a ação “Diversidade em Cena: Um Encontro Cultural”, no CIEP Carmelina Pellegrino Cervone, localizado na Avenida Antonio Pedroso, 1732, no bairro Jardim Santa Fé, com entrada gratuita e aberto ao público. Realizado pela proponente Isabela Letícia dos Santos Gouveia, via edital de Chamamento Público nº 8/2025 – Novembro Negro, o evento é um encontro cultural intensivo, focado em engajar o público familiar com uma programação multissetorial que estimula o diálogo e a fruição.
Pelo edital Palco Aberto, a programação segue no sábado (29), às 16 horas, no Parque dos Jacarandás, com o Projeto Samb’Ajuda. E no domingo (30), às 16 horas, o Parque dos Ipês recebe o cantor Robson Cruz e Banda, em apresentação que destaca ritmos da música brasileira e referências da cultura afro-brasileira.
Encerrando as ações, o projeto “Samba do Negro Silva – Origens” promove roda de conversa e apresentação musical no Mercadão da Cidade, também no domingo (30), às 16 horas. Idealizado por Júlio César da Silva e realizado via edital de Chamamento Público nº 8/2025 – Novembro Negro, o encontro será mediado pelo professor e poeta James Ribeiro, com participação de Tat’etú Pai Lubango de Langue e Mestre Atanael Motta, promovendo diálogo, valorização e consciência sobre a importância da cultura preta na formação do samba e da identidade brasileira.
Toda a programação do Novembro Negro 2025 é gratuita e promovida pelas secretarias de Educação e de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, com participação das unidades escolares do Município e de coletivos culturais e parceiros, reforçando o compromisso conjunto com ações de promoção da diversidade, da memória e do respeito. As ações do Palco Aberto são realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, e viabilizadas pelo Fundo Municipal de Cultura.
Confira a programação completa*:
17/11 (segunda-feira), às 19h
Entrega da Medalha Zumbi dos Palmares
Local: Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste | Rodovia Luís Ometto (SP-306), 1001, Residencial Dona Margarida, Santa Bárbara d'Oeste/SP
20/11 (quinta-feira), das 9h às 17h
Celebração Novembro Negro e Afro Bárbara
Local: Centro de Memórias | Rua João Lino, 362, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
23/11 (domingo), às 16h
Cenopoesia: A Palavra em Manifesto - Poeta Júlia Motta | Edital Palco Aberto
Local: Parque dos Jacarandás | Rua do Estanho, s/nº, Mollon, Santa Bárbara d'Oeste/SP
24/11 (segunda-feira), às 18h30
Seminário de Boas Práticas Antirracistas
On-line: linktr.ee/prefeiturasbo
26/11 (quarta-feira), das 18h às 22h | Edital Novembro Negro
Diversidade em Cena: Um Encontro Cultural – Isabela Gouveia
Local: CIEP Carmelina Pellegrino Cervone | Avenida Antonio Pedroso, 1732, no Jardim Santa Fé, Santa Bárbara d'Oeste/SP
29/11 (sábado), às 16h
Projeto Samb’Ajuda – Samba e Raiz | Edital Palco Aberto
Local: Parque dos Jacarandás | Rua do Estanho, s/nº, Mollon, Santa Bárbara d'Oeste/SP
30/11 (domingo), às 16h
Robson Cruz e Banda | Edital Palco Aberto
Local: Parque dos Ipês | Avenida Corifeu de Azevedo Marques, s/nº, Jardim Belo Horizonte, Santa Bárbara d’Oeste/SP
30/11 (domingo), às 16h
Samba do Negro Silva – Origens de Júlio César da Silva | Edital Novembro Negro
Local: Mercadão da Cidade | Rua Floriano Peixoto, 1653, Centro, Santa Bárbara d'Oeste/SP
*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio









