O curso profissionalizante de cuidador de idoso oferecido pelo Senac, em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social, tem gerado novas possibilidades de geração de renda e qualidade de vida para alunos. Atualmente, quinze alunos frequentam os cursos gratuitos ministrados no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) I, no NAS (Núcleo de Assistência Social) do San Marino e no Senac Americana. A conclusão da qualificação está prevista para fevereiro, com certificação.
Nesta semana, os alunos do NAS San Marino vivenciaram práticas no laboratório de enfermagem, farmácia e meio ambiente do Senac Americana. Eles simularam troca de fralda de um idoso acamado e também utilizaram o simulador de velhice, que possibilita que o usuário tenha as sensações reais de um idoso com dificuldades de mobilidade, como artrose, “pernas pesadas”, e de visão periférica, com o objetivo de desenvolver empatia por quem estão cuidando.
De acordo com a professora Karen Graziela Correa, o curso é dividido em três unidades curriculares. A primeira, com abordagem teórica, envolve humanização, cuidado, autonomia e mobilidade. A segunda, os cuidados práticos e de higiene. E a última é o projeto integrador, no qual os alunos criam um projeto a ser desenvolvido em alguma instituição. “O certificado de cuidador de idoso é um grande diferencial que as instituições estão buscando e a grade curricular atende as expectativas do mercado que está com aumento de demanda”, afirmou a professora.
A aluna Sonia Regina de Oliveira, de 55 anos de idade, já está atuando na área. “No meio do curso eu fui chamada para cuidar de uma senhora. E tudo que vi e vejo em aula estou utilizando na prática. O curso é maravilhoso”, disse a aluna.
O curso de cuidador de idosos segue nos NAS San Marino e no CRAS I até fevereiro, com aulas práticas no Senac Americana, totalizando 160 horas. O objetivo é formar profissionais que irão auxiliar na promoção do envelhecimento saudável, considerando as características da pessoa idosa e as orientações da equipe multiprofissional, atuando para um menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a ética, convivência social e familiar, bem como a independência e autonomia do idoso.
Os cursos gratuitos de jardinagem e de manicure e pedicure, também realizados pelo Senac em parceria com a Prefeitura, acontecem nos CRASs (Centro de Referência e Assistência Social) III e IV e representam, somados ao curso de cuidador do idoso, novas possibilidades para inserção no mercado de trabalho e geração de renda. As vagas para pessoas com mais de 18 anos de idade que concluíram o Ensino Fundamental 2 foram divulgadas em agosto e as matrículas efetivadas mediante inscrição.









