Número de participações de profissionais teve um aumento de mais de 140%
Qualificação e atualização profissional. O Setor de Educação Permanente em Saúde, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, já promoveu 23.821 horas de treinamentos e capacitações durante o ano de 2024. No período, foram registradas 2,9 mil participações de profissionais em atividades presenciais e on-line, número que representa um aumento de mais de 140% em relação ao ano anterior.
As ações do setor visam à melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade da Saúde, com ênfase nas expectativas e necessidades da população, investindo na qualificação dos profissionais e abordando temas importantes e fundamentais ao cotidiano do trabalho. As atividades incluem participações em cursos, treinamentos, simpósios, congressos e capacitações, dentro e fora do Município.
Entre os temas abordados nas diversas ações e atividades durante o ano estão: Atualização em Suporte Básico de Vida e Desobstrução das Vias Aéreas, Adulto e Infantil; Capacitação em Amamentação no Hospital Estadual de Sumaré; Capacitação sobre Febre Maculosa Brasileira e Esporotricose - Orientação às Equipes de Atendimento Primário e Urgência e Emergência; Treinamento Teórico e Prático em Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, com Objetivo de Ampliar o Acesso da População aos Testes Rápidos por meio da Implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento nas Unidades de Saúde; 2ª Turma do Curso “Mais Saúde Com Agente”, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias; Capacitação para Seguimento da Criança com Exposição Vertical à Sífilis Congênita; Capacitação: Atuação dos Profissionais de Saúde Frente aos Casos Suspeitos de Mpox e Condutas Diante do Diagnóstico Clínico; Atualização em Sala de Vacina; Capacitação na NR 06 - Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outros.
Os profissionais da Secretaria de Saúde também capacitaram os profissionais da Secretaria de Educação, nos territórios escolares, sobre a “Lei Lucas” (Lei Federal nº 13.722/2018), legislação que torna obrigatória às instituições de ensino oferecer treinamento em primeiros socorros aos seus funcionários e professores. Ao longo do ano, o setor de Educação Permanente seguiu trabalhando na implantação e atualização de Protocolos e Processos Operacionais Padrão (POPs) da Secretaria de Saúde.
As formações realizadas com profissionais da Rede Municipal de Saúde acontecem durante todo o ano, visando qualificar ainda mais os atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). O principal objetivo é o fortalecimento do profissional, para acolher, cuidar e proteger a saúde dos usuários dos serviços de saúde, prevenindo agravos e promovendo o bem-estar e a maior qualidade de vida da população.