Avanço na leitura dos alunos das escolas municipais de Santa Bárbara d´Oeste. A Secretaria de Educação identificou, por meio de avaliações comparativas, avanço significativo na fluência leitora dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino em 2024. A avaliação integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal e do Programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de São Paulo.
O índice de fluência leitora é um indicador essencial para medir o progresso na aquisição da leitura, habilidade fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal. Ele avalia não apenas a capacidade de ler com precisão, mas também com velocidade e compreensão adequadas à faixa etária.
Em março de 2024, na avaliação inicial, os alunos obtiveram um índice médio de fluência leitora de 4,6. Já na avaliação final, realizada em novembro de 2024, o índice alcançou a marca de 6,6. Esse avanço reflete os esforços conjuntos de professores, gestores escolares e famílias na promoção de um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador. Foram avaliados 1.420 alunos matriculados no 2° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal.
Para a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, o resultado é motivo de orgulho e reforça a importância de políticas públicas voltadas para a alfabetização. “Os investimentos em formações continuadas para os professores e as ações de acompanhamento individualizado dos estudantes são ferramentas que refletiram neste resultado. E é este caminho de aprimoramento, de acordo com diretrizes do prefeito Rafael Piovezan, que percorreremos para avançar cada vez mais na qualidade da educação das nossas crianças”, declarou a secretária.
As estratégias pedagógicas focadas na alfabetização são discutidas e implementadas por meio de diversos projetos na Rede Municipal de Ensino durante o ano letivo, como a utilização da Plataforma de leitura Elefante Letrado, projetos didáticos com foco na proficiência leitora e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes.