Mobilização contra a dengue. A Emefei “Antônia Dagmar de Almeida Rosolen”, localizada no Sartori, promoveu dois dias de evento com palestra, passeata e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta terça e quarta-feira (19), a equipe da unidade escolar, alunos, familiares e o Setor de Combate de Vetores, da Secretaria de Saúde, participaram das atividades, envolvendo cerca de 350 alunos e a população no entorno da escola. A parceria da Secretaria de Saúde é a novidade deste ano na iniciativa, fortalecendo as ações e a conscientização.
Com o tema “O nosso D é de Dagmar e não de Dengue”, a unidade escolar, em parceria com a Secretaria de Saúde promoveu palestra, ministrada pela chefe do Setor de Combate de Vetores, vinculado ao Departamento de Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde, Jéssica Caroline Sebastião, com orientações sobre as medidas preventivas a serem adotadas no combate ao mosquito.
Após a palestra, aberta aos familiares dos alunos, professores, funcionários, alunos e familiares percorreram as ruas no entorno da unidade, com cartazes alusivos à responsabilidade coletiva diante do foco da transmissão da doença. Os alunos receberam um adesivo de “agente mirim” por ajudar na caminhada. A mensagem da passeata foi estimular a população a eliminar o criadouro do mosquito fazendo uma vistoria semanal nas casas, evitando água parada.
O Setor de Combate de Vetores participou com a equipe de visita a imóveis (casa a casa), e nebulização costal atuando nos bairros Sartori e Jardim Belo Horizonte, próximos à escola. A iniciativa foi realizada nesta terça e quarta-feira. A palestra também foi ministrada na terça-feira aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).