Mais de 50 dirigentes das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d’Oeste participaram nesta quinta-feira (3) da formação “Água: guardiã da biodiversidade”, do Projeto “Gota d'Água”, do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O encontro, realizado no Museu da Água do DAE (Departamento de Água e Esgoto), tem como objetivo compartilhar com os agentes de conteúdo conhecimentos para o desenvolvimento do Projeto “Gota d’Água” junto aos alunos, sensibilizando-os e promovendo a reflexão sobre o tema. Na quarta-feira (2), 60 coordenadores também participaram do encontro.
A formação é promovida pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) em parceria com a Secretaria de Educação, por meio dos interlocutores do Consórcio PCJ, Felipe Augusto Gasparotto (DAE), Monica Tortelli (DAE) e Sandra Uetuki Nicoleti (Secretaria de Educação).
Outra ação possibilitada pelo Projeto “Gota d´Água” é a participação dos alunos no concurso “Sua gota faz a diferença”, do Consórcio PCJ. Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias vídeo, desenho e podcast. As inscrições vão até outubro e a divulgação dos finalistas será em 24 de novembro.
O Projeto Gota d’Água
O Projeto Gota d’Água integra o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ que envolve todos os municípios associados. Na edição 2025 o tema “Água: guardiã da biodiversidade”, tem como principal objetivo abordar as relações intrínsecas entre a água e a biodiversidade. Sem a água, não teríamos a diversidade existente em nosso planeta. Todos nós, seres vivos, somos feitos de água, e dependemos dela para sobreviver. A água é a fonte da nossa hidratação, alimentação, diversão, produção de energia, dentre outros usos.
No final de 2024, Santa Bárbara d'Oeste recebeu o Certificado de “Menção Honrosa - Maior Mobilização”, por engajar o maior número de educadores no Projeto “Gota d’Água 2023”.
Com informações do Consórcio PCJ (www.agua.org.br)