Produtores rurais de Santa Bárbara d’Oeste participaram, nesta terça (29) e quarta-feira (30), de um curso intensivo de prevenção e combate a incêndios no campo, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Limeira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
A iniciativa, que uniu teoria e prática, contou com participantes que aprenderam técnicas para lidar com situações envolvendo fogo no campo, especialmente diante da proximidade do período de estiagem – época do ano em que os incêndios na área rural se tornam mais frequentes e perigosos.
Durante o curso, os produtores foram capacitados para agir com segurança e eficiência tanto na prevenção quanto no combate inicial aos focos de incêndio. Foram abordados temas como a construção de aceiros eficientes, o manejo adequado de materiais inflamáveis, a organização de grupos de monitoramento e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, os participantes aprenderam a montar equipamentos simples e eficazes para o primeiro atendimento em situações de fogo.
"Esse curso faz parte de um olhar atento da gestão do prefeito Rafael Piovezan para os produtores. Vamos avançar ainda mais, inclusive oferecendo outros cursos, como de plantio e hortas comunitárias, que já estão previstos", comentou o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste, Cléber Canteiro, responsável pela organização do curso juntamente com o diretor de Serviços Ambientais e Agropecuários da Secretaria de Meio Ambiente, Kadu Cardoso, o coordenador regional do Senar-SP, Ricardo Luiz Poli, o engenheiro agrônomo da CATI, Antonio Lopes Junior, e o instrutor do Senar-SP, Edson Guarido Ribeiro.