A Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste concluiu, neste mês de maio, o curso “A Potência dos Espaços”, que mobilizou 44 profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Participaram da formação auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e coordenadores pedagógicos que atuam diretamente com crianças de 0 a 3 anos nas creches municipais.
A iniciativa teve como objetivo refletir sobre a organização dos ambientes escolares e seu impacto no desenvolvimento infantil. Com inspiração na frase da pesquisadora Maria da Graça S. Horn (“O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula…”), o curso valorizou a construção de espaços que acolhem, nutrem, estimulam e ampliam as experiências das crianças nos diferentes momentos da rotina escolar, como alimentação, repouso, leitura, brincadeiras e exploração ao ar livre.
“Acreditamos que os espaços falam, acolhem e ensinam. Valorizar o ambiente escolar é reconhecer que ele tem potência formativa, que contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Com essa formação, buscamos fortalecer o olhar sensível dos nossos profissionais e garantir experiências mais significativas e humanas na rotina das creches municipais”, destacou a secretária municipal de Educação, Tânia Mara da Silva.
A formação foi realizada em quatro encontros presenciais entre os dias 3 de abril e 8 de maio, com carga horária total de 12 horas. Ao longo do curso, os educadores exploraram práticas pedagógicas voltadas à ambientação, à importância das interações cotidianas e à criação de contextos educativos ricos e significativos.
Como culminância da proposta, cada participante deverá propor e executar a transformação de um espaço significativo dentro da unidade escolar — seja em sala de aula ou em outros ambientes — colocando em prática os conceitos e reflexões abordados durante a formação. A proposta visa potencializar os espaços educativos como elementos ativos no processo de aprendizagem.