A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d'Oeste promoveu, na sexta-feira (13), uma formação voltada para a equipe técnica da rede municipal de ensino, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as relações étnico-raciais e combater práticas discriminatórias, incluindo a intolerância religiosa, no ambiente escolar.
A formação foi conduzida pelo Núcleo de Estudos e Formação em ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais), formado por profissionais da equipe, e teve como foco a análise crítica de obras literárias infantis que abordam temas como diversidade religiosa, identidade étnica e combate ao preconceito. A escolha da literatura infantil como ferramenta pedagógica busca sensibilizar os profissionais para a importância de promover um ambiente escolar inclusivo e respeitoso.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias para identificar e desconstruir estereótipos presentes em livros e materiais didáticos, além de metodologias para trabalhar com crianças de forma a valorizar a diversidade cultural e religiosa.
A proposta é que os profissionais se tornem agentes multiplicadores de uma educação antirracista e inter-religiosa, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e respeitosos.
Esta iniciativa está alinhada às diretrizes das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, bem como a História e Cultura Indígena, nos currículos escolares.
A Secretaria de Educação de Santa Bárbara d'Oeste reafirma seu compromisso com a promoção da equidade racial e religiosa, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas para uma educação mais justa e inclusiva.