Imersão nas raízes nordestinas em solo barbarense. A Praça da Migração, no Jardim Pérola, se transformou em um verdadeiro reduto da cultura nordestina no último fim de semana, nos dias 19 e 20 de julho, durante a 4ª edição do Festival Tradições – Festa da Cultura Nordestina. Promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o evento reuniu milhares de pessoas em uma celebração repleta de música, gastronomia típica e manifestações culturais.
O evento movimentou R$ 152 mil em vendas da Praça de Alimentação e do Espaço de Economia Criativa. Ao todo foram 9.318 itens comercializados durante os dois dias de evento, fortalecendo o apoio à economia local, às instituições sociais e ao empreendedorismo criativo.
A Praça de Alimentação foi o ponto alto do evento, com pratos típicos preparados por entidades sociais do Município selecionadas via Chamamento Público, como Serviço de Assistência Social Meimei, Associação Vinde a Luz, Rotary Club de Santa Bárbara d’Oeste – Progresso, Casa da Criança, AMEV (Associação Assistencial para Melhoria de Vida) e AMOBAM (Associação de Moradores do Bairro Mollon). Entre os pratos oferecidos estavam baião de dois, escondidinho de carne seca, acarajé, canjica, pamonha, pastéis de carne seca, doces típicos e churros.
Com um repertório diversificado, o Festival Tradições contou com artistas locais e regionais que encantaram o público como Janaína de Cássia, Arraiá da Nega, Daniel Rocha, Folia de Reis Ouro, Incenso e Mirra, Alexandra Souza e Banda e Banda Dois Dobrado.
“O Festival Tradições reafirma o compromisso do prefeito Rafael Piovezan com a valorização da cultura popular e com o fortalecimento das economias criativas e solidárias. Ver a Praça da Migração cheia, com famílias prestigiando a música, a culinária nordestina e o artesanato, é a prova de que estamos no caminho certo. É um evento que une tradição, identidade e desenvolvimento local”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.