O prefeito Rafael Piovezan anunciou, neste domingo, que será ampliada a realização de exames laboratoriais e de especialidades na rede municipal de Saúde a partir de agosto. A estimativa é de que cerca de 70 mil exames sejam agendados nas próximas semanas.
Também haverá a criação de um novo ponto de coleta de exames laboratoriais na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Boa Vista, com previsão de funcionamento até o final de agosto. A estrutura está sendo adaptada e permitirá a redistribuição dos usuários da rede municipal entre três pontos de coleta, conforme a região de atendimento das UBSs.
A Secretaria de Saúde iniciará os contatos com os pacientes que aguardam exames nos próximos dias. “Se você está na fila de espera, fique atento ao seu telefone. Nossa equipe fará o agendamento diretamente com cada pessoa. Estamos trabalhando para garantir o atendimento e o bem-estar de todos”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
A medida ocorre após um semestre marcado pela epidemia de dengue, que afetou Santa Bárbara d’Oeste e diversas outras cidades do Brasil.
“Tivemos que mobilizar nossa estrutura de forma emergencial para o atendimento dos casos de dengue, com mais de 200 mil exames laboratoriais realizados no período e outros 30 mil voltados a especialidades. Mesmo diante desse desafio, sabemos da importância de todos os exames serem feitos”, completou o prefeito.
Outro incremento importante acontecerá nos Complexos Regionais de Saúde do Jardim Pérola e Jardim Europa, a partir de agosto, com a oferta ampliada de diversos exames como ultrassonografia, ecocardiograma, doppler, holter, MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial) e eletroencefalograma.
Já no Centro de Exames e Diagnósticos, aos finais de semana, ainda no mês de agosto, serão ampliadas ofertas de exames de colonoscopias e endoscopias.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcus Pensuti, as ações fazem parte de um planejamento para retomar e acelerar os atendimentos.
“Estamos organizando a rede para garantir mais agilidade, descentralização e melhor acesso aos exames, respeitando a referência das UBSs. E também vamos ampliar o número de consultas com especialistas, para que os pacientes consigam realizar seus retornos e concluir sua linha de cuidado”, explicou.
A Prefeitura reforça que os pacientes não precisam procurar diretamente os serviços e solicita que os munícipes mantenham seus cadastros atualizados. Os agendamentos serão feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme os registros de espera.