A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de incentivo ao aleitamento materno. A iniciativa faz parte do Agosto Dourado e ocorre no decorrer do mês em toda a Rede Municipal de Saúde, com destaque para as ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Centro de Referência em Saúde da Mulher.
Nesta semana as UBSs intensificaram as ações, por meio dos Grupos de Gestantes, Salas de Espera Ativa e Grupo Faça Saúde, além de decoração especial alusiva ao tema. Na última quarta-feira (6), o Centro de Referência em Saúde da Mulher promoveu uma ação de conscientização sobre a importância do aleitamento materno com a presença do Serviço de Assistência Social - Meimei, onde houve abordagem sobre a translactação e os aspectos psicológicos envolvidos.
O tema amamentação também foi abordado durante a visita de gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara, nesta quinta-feira (7), e nas atividades do Programa QualiVida em diversos territórios do município.
As atividades do Agosto Dourado em Santa Bárbara são coordenadas pelo NAC (Núcleo de Ações Coletivas). Informações sobre o cronograma de ações desenvolvidas podem ser obtidas na UBS mais próxima e no Centro de Referência em Saúde da Mulher.
Campanha
A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), e todo ano é celebrada entre os dias 1° e 7 de agosto. O objetivo é ampliar a visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças, mães e familiares próximos.
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei Federal nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.