Com o objetivo de fortalecer a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) nas escolas municipais, diretores de Santa Bárbara d’Oeste realizaram recentemente a aquisição de novos livros que ampliam os acervos das bibliotecas escolares. A iniciativa busca garantir que estudantes e educadores tenham acesso a materiais que valorizem a diversidade cultural brasileira, promovendo práticas pedagógicas antirracistas.
Os títulos adquiridos contemplam obras literárias de autores negros e abordam temas relacionados à história e à cultura afro-brasileira e indígena. Além de enriquecer os espaços de leitura, os livros servirão de subsídio para a Sequência Didática do 1º ano, elaborada pelos Coordenadores Pedagógicos do município em parceria com a Roda Educativa de São Paulo.
Segundo os gestores escolares, a ação representa um investimento na formação cidadã dos alunos. “Queremos que nossas escolas sejam espaços de pertencimento, em que as identidades dos estudantes sejam valorizadas e a história do povo negro e indígena seja contada com a importância que merece”, afirmou uma das diretoras participantes.
A iniciativa está alinhada à Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, e à Lei nº 11.645/2008, que amplia a obrigatoriedade para a temática indígena. Com os novos materiais, a rede municipal reforça seu compromisso em ampliar o acesso a narrativas plurais e em combater práticas discriminatórias dentro e fora da sala de aula.