Em celebração ao Dia Mundial da Água, Santa Bárbara d'Oeste recebe uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
No domingo (22), o Parque dos Jacarandás foi palco de um encontro especial que reuniu pessoas de todas as idades em uma programação marcada por reflexão, aprendizado e conexão com a natureza. A ação, promovida pela Pastoral da Ecologia em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), contou com acolhida, momentos de diálogo e atividades práticas, reforçando o compromisso coletivo com o cuidado com a água.
Um dos destaques da manhã foi a apresentação da peça teatral “Os Guardiões das Nascentes”, protagonizada pelos alunos Agatha Yukimoto Alves, Arthur da Silva de Souza, Angelina Thereza Carvalho Prado, Yohanna Motta Cazelli e Valentina dos Santos Costa, do CIEP Padre Victório Freguglia, com texto da dramaturga barbarense Franciele Cristina Ramos e direção do professor James Ribeiro. A encenação transmitiu uma mensagem de responsabilidade compartilhada, ressaltando que a preservação da água depende da atitude de cada cidadão.
A programação também incluiu visita guiada à nascente do parque, explicações sobre o funcionamento das nascentes por meio de maquete, dinâmica sobre bacias hidrográficas e o plantio de árvores, proporcionando aos participantes uma experiência educativa e sensorial sobre o ciclo da água e a importância da conservação ambiental.
Na segunda-feira (23), as ações tiveram continuidade com a retomada do projeto “Conheça o DAE”. Estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Coronel Luiz Alves participaram de uma imersão no sistema de saneamento do município, conhecendo na prática todas as etapas do ciclo da água.
Durante a atividade, os alunos visitaram a Represa São Luiz, onde ocorre a captação de água bruta; a Estação Elevatória Santa Alice (Represinha), responsável pelo bombeamento; a Estação de Tratamento de Água (ETA II), onde ocorre o processo de potabilização; e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Toledos II), que realiza o tratamento e a devolução segura da água ao meio ambiente.
Coordenado pelas diretorias de Gestão Ambiental e de Gestão de Recursos Hídricos do DAE, o projeto tem como objetivo ampliar o entendimento da população sobre a complexidade do saneamento básico, além de divulgar as ações de proteção às nascentes, mananciais e matas ciliares do município.
As ações de educação ambiental promovidas pela municipalidade, através do DAE e Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Meio Ambiente, seguem ao longo de todo o mês de março e continuarão sendo realizadas durante o ano, incentivando a população a adotar práticas conscientes e sustentáveis no dia a dia.









