A 10ª edição da Mostra de Teatro Cena Bárbara abre inscrições para a oficina “Rasaboxes – Artista da Cena como Atleta das Emoções”, orientada pela atriz, diretora e pesquisadora Juliana Calligaris. A atividade integra a programação formativa do evento e será oferecida gratuitamente para pessoas interessadas em Artes Cênicas a partir de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas pelo site mostracenabarbara.com.br até o limite de 24 vagas disponíveis.
A oficina acontecerá no dia 27 de setembro, das 8h30 às 13h30, no Espaço Arte-Móvel (Rua João Pessoa, 601, Planalto do Sol), e contará com dinâmicas que unem respiração, gesto, vocalização, movimento e improvisação, permitindo que os participantes vivenciem a atuação como um verdadeiro “atletismo das emoções”.
Concebida originalmente pelo teórico norte-americano Richard Schechner, a técnica dos Rasaboxes propõe um treinamento psicofísico no qual corpo, mente e emoções se entrelaçam, oferecendo às atrizes, atores e performers ferramentas para acessar, expressar e gerir sentimentos de forma concreta e física. O trabalho parte das oito emoções-chave descritas no texto sagrado hindu Natyasastra e explora suas combinações na prática artística.
Oficineira
Atriz, professora, diretora e orientadora teatral com 34 anos de experiência em Teatro de Grupo no interior paulista, Juliana Calligaris é cofundadora da Cia Trilhas da Arte e possui doutorado em Artes Cênicas pela Unicamp. Atuou como dramaturga, produtora cultural e locutora, além de ter sido dirigida por nomes como Antonio Abujamra. Lecionou em projetos sociais e instituições de ensino como a FAM e integra atualmente o corpo docente do Grupo de Teatro Estrada e do Conservatório Carlos Gomes. Com ampla trajetória em espetáculos, direção e assistência artística, participou de festivais nacionais e internacionais, incluindo o Fringe de Edimburgo, e coordena projetos formativos e de circulação contemplados por editais como ProAC e Lei Aldir Blanc. Desde 2020 também atua como parecerista em projetos culturais.
10ª Mostra de Teatro Cena Bárbara
A Mostra de Teatro Cena Bárbara, realizada em Santa Bárbara d’Oeste, acontecerá entre os dias 18 e 28 de setembro em diferentes espaços culturais, como o Teatro Municipal Manoel Lyra, o CEU das Artes e o Espaço Arte-Móvel, além de atividades em praças públicas, democratizando o acesso à arte. No total, serão 21 atividades abertas ao público, sendo nove produções nacionais e oito espetáculos barbarenses selecionados, além de parcerias e convidados especiais que irão compor a programação. Clique para acessar a agenda completa e gratuita.
A 10ª Mostra de Teatro Cena Bárbara é uma realização da Associação Paulista Amigos da Arte, por meio do programa Difusão CultSP, da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, Cia Arte-Móvel e Grupo Di Atus, com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e apoio do Tivoli Shopping.