Último encontro foi realizado nesta quarta na UBS do Grego
A Secretaria de Saúde e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santa Bárbara d’Oeste concluíram nesta quarta-feira (17) o primeiro ciclo do projeto de fortalecimento do matriciamento entre os serviços de saúde, com foco na especialidade de dermatologia. A iniciativa foi realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) “Elias David Fernandes - Elias do Raio-X”, no Grego.
O primeiro ciclo do projeto de aprimoramento do processo de matriciamento entre a Secretaria e o AME foi realizado nas 18 UBSs do Município, no SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) e no Centro de Especialidades, estruturando protocolos e capacitando os profissionais que compõem as equipes da Secretaria de Saúde. A iniciativa contará com um segundo ciclo de encontros, com a especialidade e o cronograma a serem definidos pelo Setor de Educação Permanente em Saúde e pelo AME nas próximas semanas.
Durante as reuniões de matriciamento, técnicos do AME e as equipes das unidades discutiram o fluxo de encaminhamentos dentro da rede local, de atendimentos e exames a serem realizados no Ambulatório, visando eliminar algumas barreiras e otimizar o acesso dos pacientes.
Os AMEs são unidades regionais de saúde de alta resolutividade, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes.
O objetivo dessas unidades é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados.
Em Santa Bárbara, o AME está localizado na Rua da Seda, 250, no Jardim Esmeralda. Os pacientes do Município são encaminhados para atendimento na unidade pela Central de Regulação Municipal.
As formações realizadas com profissionais da Rede Municipal de Saúde em Santa Bárbara d’Oeste são coordenadas pelo Setor de Educação Permanente em Saúde e acontecem durante todo o ano, visando qualificar ainda mais os atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde). O principal objetivo é o fortalecimento do profissional, para acolher, cuidar e proteger a saúde dos usuários dos serviços de saúde, prevenindo agravos e promovendo o bem-estar e a maior qualidade de vida da população.