O Cetras (Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres) de Santa Bárbara d’Oeste completa neste mês de setembro um ano de funcionamento. A estrutura, que funciona dentro do CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara), é hoje referência no cuidado com os animais, recebendo, inclusive, animais oriundos de outras regiões do Estado de São Paulo.
Os primeiros animais chegaram ao local em setembro de 2024. Na ocasião, espécies como arara-canindé, arara-piranga, arara-azul-grande, arara-vermelha, arara-amarela, arara-híbrida, ararajuba, papagaio-verdadeiro, papagaio-papa-cacau, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-do-mangue e papagaio-da-serra eram transferidos do oeste paulista após incêndios registrados na região, começando o processo de recuperação que se estende até hoje.
E, daquela época até os dias atuais, inúmeras espécies passaram pelo Cetras. Atualmente, além das diversas aves, recuperam-se no local tucano, cachorro-do-mato, ouriço, trinca-ferro, bem-te-vi, sagui, ring-neck, duas corn-snake (cobra do milho, serpente exótica nativa dos Estados Unidos), entre outros.
“Este trabalho coloca Santa Bárbara d’Oeste em uma posição de vanguarda no cuidado com os animais e o meio ambiente. Infelizmente, assim como há um ano, hoje recebemos espécies que são vítimas destas queimadas que estamos vendo em nossa cidade, em todo o Estado e todo o País. O Cetras tem um papel importantíssimo neste enfrentamento que é de todos nós. Tudo aquilo que é realizado no Cetras vai ao encontro do que conheço e estudo desde o tempo da faculdade. Como biólogo, sinto-me profundamente honrado em poder ter esta estrutura em Santa Bárbara d’Oeste”, afirmou o prefeito Rafael Piovezan.
O Cetras tem como objetivo acolher animais silvestres, inclusive aqueles que se encontram ameaçados de extinção, que sofreram impacto de alguma ação ou atividade humana, passando por recuperação com equipe multidisciplinar formada por biólogos e veterinários para posterior reinserção em seu habitat natural. Além da triagem e recuperação, alguns dos animais do Cetras são personagens de Educação Ambiental.