Nesta segunda-feira (17), Dia Nacional de Combate à Tuberculose – data preconizada pelo Ministério da Saúde –, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste reforça a importância da vacinação contra a doença, que é infecciosa e transmissível. A BCG faz parte do Calendário Básico de Vacinação e deve ser aplicada o mais cedo possível, preferencialmente logo após o nascimento.
Quando o bebê não recebe a dose na maternidade, os pais ou responsáveis devem procurar o Centro de Saúde 2, localizado na Avenida Sábado Ronsini, 203, na Vila Linópolis. A vacina é oferecida às terças-feiras, das 7h30 às 11h30, sem necessidade de agendamento. Devem ser apresentados os documentos: certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço, cartão SUS e a caderneta de vacinação.
A BCG é dose única e essencial para proteger o recém-nascido contra as formas graves da tuberculose. Crianças e adolescentes que ainda não tenham recebido a vacina também devem procurar a unidade para atualização do esquema vacinal.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.
O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames.









