O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste intensificou, neste período de chuvas, as ações preventivas de limpeza e desobstrução das redes coletoras de esgoto. Durante uma dessas atividades, realizadas no cruzamento das ruas Borba Gato e Almirante Barroso, no bairro Frezzarin, Zona Leste, a equipe operacional identificou diversos materiais descartados de forma irregular dentro da tubulação.
Entre os resíduos removidos com o apoio do caminhão hidrojato estavam pedaços de tijolos e telhas, estopas, tecidos e pedras. A presença desse tipo de entulho compromete o funcionamento adequado da rede, podendo provocar obstruções, extravasamentos e transtornos aos moradores da região.
O reforço nas ações de manutenção preventiva ocorre em razão do aumento do volume de água pluvial durante o período chuvoso. Em alguns imóveis ainda são identificadas ligações irregulares de águas de chuva na rede de esgoto, situação que pode gerar sobrecarga no sistema. A intensificação dos serviços conta também com o apoio das ações de fiscalização realizadas pela autarquia. A iniciativa busca minimizar impactos, garantindo mais segurança e eficiência ao sistema de coleta e afastamento do esgoto.
O DAE reforça que o uso correto da rede de esgoto inclui evitar o descarte de lixo ou entulho em vasos sanitários, ralos de banheiros, pias ou tanques. Além disso, o lançamento de qualquer material em poços de visita (PVs) é proibido e caracteriza crime de dano ao patrimônio público. Caso o responsável seja identificado, poderá responder judicialmente.
Além de causar prejuízos à infraestrutura, o descarte inadequado pode provocar o retorno do esgoto para dentro das residências, oferecendo riscos à saúde pública. O DAE destaca a importância da colaboração da população para manter a rede em pleno funcionamento e prevenir problemas futuros.
DAE/SBO









