O Setor de Saúde Bucal de Santa Bárbara d’Oeste, vinculado à Secretaria de Saúde, registrou 194,5 mil atendimentos e procedimentos em 2025. Por meio do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Complexos Regionais de Saúde, Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos” (urgências odontológicas) e Centro de Referência em Saúde da Mulher, foram 40.260 consultas e 154.261 procedimentos ao longo do ano.
No CEO foram 10.876 consultas em todas as especialidades ofertadas, com 38.240 procedimentos realizados. Dentre os atendimentos, o setor foi responsável pela realização de 4.199 exames radiográficos, 942 próteses dentárias entregues, 1.146 tratamentos endodônticos (canal) concluídos, 187 cirurgias de freio lingual em recém-nascidos, 396 exodontias de terceiros molares e 20 tomografias realizadas para diagnóstico de lesões, entre outros.
O CEO atende todos os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde para as diversas especialidades odontológicas, como: endodontia (canal), periodontia (raspagens e cirurgias de freio labial e/ou lingual), cirurgia oral menor (extração de terceiros molares), odontopediatria, ortodontia interceptiva, prótese (total e parcial removível), pacientes com necessidades especiais, estomatologia/semiologia (avaliação e diagnóstico de lesões orais), além do serviço de radiografias periapicais para diagnóstico.
A especialidade de estomatologia atendeu 132 pessoas com lesões bucais, realizando, em todos esses pacientes, biópsia para diagnóstico e, em casos de lesões potencialmente malignas, encaminhamentos para a Oncologia e Cabeça e Pescoço.
Nas UBSs e Complexos Regionais de Saúde (Pérola e Europa) foram registradas 22.469 consultas odontológicas, com um total de 94.116 procedimentos realizados, para manutenção da saúde bucal e alívio de dores e incômodos. Nessas unidades ocorrem todos os atendimentos e procedimentos clínicos, como: restaurações de dentes anteriores e posteriores, exodontias, raspagens e profilaxias. Nos casos em que o profissional verifica a necessidade, os pacientes são encaminhados para atendimento nas especialidades atendidas no CEO.
Em relação às urgências odontológicas no PS Dr. Afonso Ramos, foram realizados 5.649 atendimentos, que resultaram em 18.762 procedimentos ao longo do ano. No Centro de Referência em Saúde da Mulher, que conta com um consultório odontológico exclusivo para as mulheres atendidas na unidade, foram realizadas 1.266 consultas, com 3.143 procedimentos, como aplicação de laserterapia para lesões bucais em pacientes oncológicas, além do cuidado odontológico às crianças acompanhadas pelo serviço de pediatria.
Além dos atendimentos, exames e procedimentos realizados, o Setor de Prevenção em Saúde Bucal promoveu uma série de palestras, escovação supervisionada e levantamento epidemiológico, contemplando cerca de 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino entre 3 e 11 anos de idade. Essas atividades têm o objetivo de promover o cuidado com a saúde bucal e a saúde geral das crianças, possibilitando que as informações sejam propagadas junto aos seus familiares e à sociedade. Durante as ações, as crianças avaliadas e identificadas com necessidade de tratamento são encaminhadas para as UBSs de referência ou ao CEO.
Em Santa Bárbara, para atendimento odontológico, a pessoa deve primeiramente ir até a UBS mais próxima da sua residência para agendar a avaliação e início do tratamento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, com agendamento prévio. Nos Complexos Regionais de Saúde do Jardim Pérola e do Jardim Europa, o horário é diferenciado, com atendimentos até as 19 horas. Esses serviços também contam com vagas para demandas espontâneas de urgência.
Nos casos em que é necessário um atendimento especializado, o próprio dentista da unidade faz a avaliação e encaminha o paciente para o CEO. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, mediante agendamento.
Já em caso de urgência, a equipe da Saúde Bucal está à disposição no Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos”, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h30.
A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento de urgência odontológica deve ser procurado quando a pessoa apresenta situações que causam dor intensa, risco imediato à saúde ou comprometimento funcional, e que não podem aguardar agendamento na Unidade Básica.
Procurar a urgência odontológica nos seguintes casos:
- Dor de dente intensa e contínua, que não melhora com analgésicos comuns;
- Inchaço (edema) no rosto, gengiva ou mandíbula, com ou sem dor;
- Infecção com presença de pus, abscesso ou gosto ruim persistente na boca;
- Sangramento intenso na boca que não cessa;
- Trauma dentário, como dente quebrado, deslocado ou avulsionado (dente que saiu completamente da boca);
- Dor após extração ou cirurgia, quando intensa ou acompanhada de sinais de infecção;
- Dificuldade para mastigar, engolir ou abrir a boca associada à dor;
- Febre associada à dor dental ou inchaço.
Não são considerados casos de urgência odontológica:
- Limpeza de rotina ou avaliação preventiva;
- Dentes quebrados antigos sem dor;
- Dor leve ou desconforto tolerável;
- Troca de restaurações ou próteses sem dor;
- Tratamentos estéticos.
Nesses casos, é indicado procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendamento.
Em caso de dúvidas, o paciente também pode entrar em contato por meio dos telefones 3455.0140 ou 3463.1731.
Serviço:
Atendimentos da Saúde Bucal em Santa Bárbara d’Oeste
UBSs (Unidades Básicas de Saúde)
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
Complexos Regionais de Saúde
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas
Pacientes encaminhados para especialidades
CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) | Rua Antonio Frederico Ozanan, 45, Vila Maria
Segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas
Atendimentos de Urgência
Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos” | Rua do Trigo, 1005, Jardim Pérola
Segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h30









