Profissionais do Setor de Saúde Bucal de Santa Bárbara d’Oeste, vinculado à Secretaria de Saúde, participaram, na última semana, do 43º CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia do Estado de São Paulo). Organizado pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), o evento foi realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Representaram Santa Bárbara d’Oeste a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Eliana Monteiro, e a coordenadora do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Juliana Franciele Gaspar. Durante o Congresso, foi lançado o novo Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, o qual retoma, na rotina profissional diária, as aplicações de flúor em crianças em idade escolar.
Entre as atividades, as profissionais puderam acompanhar a apresentação e o desenvolvimento dos protocolos de atendimento odontológico destinados a mulheres vítimas de violência, bem como os protocolos de cuidado às pessoas acometidas pelo câncer bucal, que atualmente se configura como o quinto tipo de tumor mais frequente entre os homens e que, quando diagnosticado precocemente, apresenta elevadas chances de cura.
Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer e dialogar com o atual coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (Brasil Sorridente), Edson Hilan Gomes de Lucena, a quem apresentaram o município de Santa Bárbara d’Oeste e as ações desenvolvidas pela Saúde Bucal municipal, abrindo espaço para futuras parcerias e investimentos na cidade. De acordo com as profissionais, todo o conhecimento e a atualização adquiridos durante os dias de congresso serão aplicados e incorporados às práticas da Saúde Bucal no Município.
Atendimento odontológico
Em Santa Bárbara d’Oeste, para ter acesso ao atendimento odontológico, a pessoa deve procurar inicialmente a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência para agendar a avaliação e o início do tratamento. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, mediante agendamento prévio. Nos Complexos Regionais de Saúde do Jardim Pérola e do Jardim Europa, o horário é diferenciado, com atendimentos até as 19 horas. Esses serviços também contam com vagas para demandas espontâneas de urgência.
Nos casos em que é necessário atendimento especializado, o próprio dentista da unidade realiza a avaliação e encaminha o paciente ao CEO. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, mediante agendamento.
Em caso de urgência, a equipe da Saúde Bucal está à disposição no Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos”, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 16h30.
A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento de urgência odontológica deve ser procurado quando a pessoa apresenta situações que causam dor intensa, risco imediato à saúde ou comprometimento funcional, e que não podem aguardar agendamento na Unidade Básica de Saúde.
Em 2025, o Setor de Saúde Bucal do município registrou 194,5 mil atendimentos e procedimentos. Por meio do CEO, UBSs e Complexos Regionais de Saúde, Pronto Socorro “Dr. Afonso Ramos” (urgências odontológicas) e do Centro de Referência em Saúde da Mulher, foram realizadas 40.260 consultas e 154.261 procedimentos ao longo do ano.









