A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste abre nesta segunda-feira (1º) a programação do Mês do Meio Ambiente. A primeira atividade será a palestra “Coexistir com a fauna em ambientes urbanos: desafios e oportunidades”, ministrada pela bióloga Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz.
Aberto ao público, o evento ocorre às 19 horas, na Etec (Escola Técnica Estadual) “Prof. José Dagnoni” (Avenida Antonio Pedroso, 1.731, Cidade Nova), com organização das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Katia é docente associada no Departamento de Ciências Florestais da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo). Ela atua nos Programas de Pós-Graduação em Recursos Florestais e Ecologia Aplicada.
Também coordena o LEMaC (Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre), o Geas (Grupo de Estudos em Animais Selvagens) e o GEPFau (Grupo de Extensão Pessoas e Fauna), além de integrar o Grupo de Especialistas em Planejamento para Conservação da IUNC (sigla em inglês para União Internacional para a Conservação da Natureza).
Seus estudos concentram-se em ecologia, manejo e conservação da fauna silvestre, especialmente em abordagens relacionadas aos desafios e oportunidades da coexistência entre seres humanos e fauna em ambientes urbanos.
Veja a programação do Mês do Meio Ambiente em Santa Bárbara d’Oeste:
1/6 – Abertura oficial com a palestra “Coexistir com a fauna em ambientes urbanos: desafios e oportunidades”, na Etec Prof. Dr. José Dagnoni
1/6 – Sensibilização sobre educação ambiental, na UBS Dr. Célio Faria
1/6 – Programa “Conheça o DAE”, com alunos da Etec Prof. Dr. José Dagnoni
1/6 a 12/6 – Mostra de Cinema Semil Ecofalante: Caminhos para o Resíduo Zero, com alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal, promovendo sensibilização ambiental sobre resíduos sólidos, reciclagem, coleta seletiva e práticas sustentáveis
2/6 – Visita guiada ao Cesb, com alunos do curso Cozinha Criativa
3/6 – Estudo do Meio no Cesb, com alunos do Colégio Imperial
3/6 – Projeto “Parques Educadores”, no Parque das Paineiras, com alunos da Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”
9/6 - Plantio de plantas medicinais no Horto Medicinal do Ciep “Angélica Sega Tremocoldi”, com os alunos do maternal e jardim
9, 10, 24 e 30/6 – Construção de uma cisterna com alunos da Emefei “Prof. Maria Augusta Canto Camargo Bilia”, com a agrônoma Luana Henrique Nunes
10 e 24/6 – Programa “Saúde na Escola”, com a palestra “Animais peçonhentos e saúde pública", no Cesb, com alunos da Emefei "Anália de Lucca Furlan"
10 e 24/6 – Oficina ambiental na Emefei "Anália de Lucca Furlan", com a médica sanitarista Nair Sizuka Nabuyasu Guimarães e com o engenheiro agrônomo Flávio Boldrin
11, 18 e 25/6 – Sensibilização Ambiental “Que Clima é Esse?”, com a bióloga Isabella Barichello, na Casa de Maria
12/6 – Projeto “Bacia Caipira”, no Horto de Tupi, com grupos da terceira idade
13/6 – Projeto “Oásis do Saber”, com o tema “Incêndios, estiagem e baixa umidade: como prevenir e proteger vidas e o meio ambiente”, com a Defesa Civil, na Sesetran
13/6 – Projeto Refloresta, com alunos da EE Com. Emilio Romi
16/6 – Encontro Formativo: “Educação Climática – como educar em tempos de urgência climática”, para professores da rede municipal de ensino
17/6 – Programa “Saúde na Escola”, com a palestra “Animais sinantrópicos: convivência e medidas preventivas”, na Emefei "Anália de Lucca Furlan"
17/6 - Encontro Formativo do Projeto Gota d’Água
18/6 – Oficina de compostagem “Como produzir seu próprio solo?”, com a agrônoma Luana Henrique Nunes, na Emei “Anna Rosa Tuchaspki”
18/6 – Projeto Gota d’Água, no Museu da Água, com alunos do Colégio Pilares
19/6 – Plantio de árvores frutíferas na Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo” e na Emei “Profª Rosangela Aparecida Vendramel Pereira”
20/6 – Oficina de construção de um terrário, atividade aberta aos munícipes (vagas limitadas), no Cesb
23/6 – Projeto Nascentes, com alunos da Emefei "Profª. Gessi Terezinha Buschinelli Carneiro" e da EE “Profª. Benedicta Aranha de Oliveira Lino - Baol”
25/06 – Projeto Gota d’Água, no Museu da Água, com alunos da EE “Maria Guilhermina Lopes Fagundes - Magui”
27/06 – Encerramento do Mês do Meio Ambiente com plantio de árvores em parceria com a Denso