Ir para o conteúdo

Município de Santa Bárbara dOeste e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Município de Santa Bárbara dOeste
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Rádio Santa Bárbara FM
Notícias
JUN
26
26 JUN 2026
DEFESA CIVIL
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
SEGURANÇA PÚBLICA
Reunião debate ações para combater os efeitos da estiagem em Santa Bárbara d’Oeste
receba notícias
A Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e a Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste realizaram uma reunião, nesta quinta-feira (25), para debater ações de combate aos efeitos da estiagem no Município. O encontro, realizado na Secretaria de Meio Ambiente, reforçou a importância da atuação integrada entre as autoridades.
 
Estavam presentes representantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Corpo de Bombeiros, usinas da região, moradores da área rural, Guarda Civil Municipal e Defesas Civis de Santa Bárbara d’Oeste, Americana, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré.
 
Na ocasião, foi deliberada, com o apoio de todos os órgãos presentes, a criação de um grupo de WhatsApp para compartilhamento de informações sobre ocorrências de incêndio e descarte irregular, ferramenta que ajudará na fiscalização de eventuais irregularidades no Município.
 
A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste iniciou em maio as ações da Operação Estiagem “São Paulo Sem Fogo 2026”, com cursos, treinamentos e reuniões para prevenção e combate aos incêndios em áreas de vegetação durante o período mais seco do ano.
 
A operação mobiliza órgãos estaduais e municipais, moradores e empresas particulares para intensificar ações preventivas, monitorar áreas de risco e oferecer resposta rápida em ocorrências de queimadas, com o objetivo de proteger o meio ambiente, preservar áreas verdes e garantir mais segurança à população.
 
Com a chegada do período de estiagem, aumentam os riscos de incêndios devido à baixa umidade do ar, altas temperaturas e vegetação seca. Além das condições climáticas, muitas ocorrências também estão relacionadas à ação humana, como descarte irregular de bitucas de cigarro, queima de lixo, limpeza de terrenos com uso de fogo e utilização de balões e fogueiras durante festas juninas.
 
A Defesa Civil reforça que queimadas são consideradas crime ambiental e, em Santa Barbara d’Oeste, a prática é passível de multa, conforme legislação municipal. Soltar balões também é crime previsto em lei, devido ao alto risco de provocar incêndios em áreas urbanas, vegetação, residências e redes elétricas.
 
Além dos danos ambientais, a fumaça provocada pelos incêndios pode causar problemas respiratórios, reduzir a visibilidade em vias públicas e colocar em risco residências, animais e áreas de preservação.
 
A “Operação São Paulo Sem Fogo” também busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da colaboração da comunidade para evitar incêndios durante o período de seca.
 
Como denunciar queimadas?
 
A população pode denunciar queimadas e incêndios em áreas verdes diretamente à Defesa Civil de Santa Barbara d’Oeste pelo telefone 199, à Guarda Civil Municipal pelo 153 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193. Se possível, informe o endereço ou um ponto de referência do local.
Seta
Telefone: (19)3455-8000
Endereço: Av. Monte Castelo, 1000 - Jd Primavera | CEP: 13450-901
Das 9 às 16 horas
Município de Santa Bárbara dOeste
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia