O Complexo Usina Santa Bárbara recebe neste domingo (28), das 9 às 18 horas, a 27ª Festa da Negadinha. Com entrada gratuita, a celebração reunirá atrações musicais, gastronomia e momentos de valorização da história e da cultura barbarense.
A programação começa com a tradicional Missa, que marca a abertura da festa, às 9 horas. Na sequência, às 10h30, haverá uma apresentação da Corporação Musical União Barbarense (Comub). Ao meio-dia, o Grupo Intui'Samba sobe ao palco com sucessos do samba e do pagode.
Às 14 horas, o público poderá curtir o repertório sertanejo da banda Estrela Perdida. O último show está marcado para as 16h30, com a dupla Dany & Diego.
O evento também contará com uma Praça de Alimentação composta por nove entidades assistenciais e organizações sem fins lucrativos do Município, que comercializarão alimentos e bebidas no local. A iniciativa contribui para a geração de recursos destinados à manutenção dos projetos sociais desenvolvidos pelas instituições participantes.
Veja os cardápios:
Corporação Musical União Barbarense (Comub)
- Burguer com batata frita
- Burguer bacon com batata frita
- Burguer salada com batata frita
- Parmegiana de frango
- Caldo de kenga
- Batata frita
- Batata frita com cheddar e bacon
Guarda Mirim
- Crepe francês salgado ou doce
Associação Beneficência e Educação - Casa da Criança
- Batata frita
- Mandioca frita
- Polenta frita
- Arroz com maminha
- Doces
Rotary Club Progresso
- Lanche de pernil
- Lanche de costela
- Feijão tropeiro
Serviço de Assistência Social - Meimei
- Espeto
- Espetos com acompanhamentos
- Hambúrguer de linguiça
- Hambúrguer de costela
- Lanche à escolha + batata frita
- Batata frita
- Batata frita com bacon e cheddar
Associação de Moradores do Bairro Mollon (Amobam)
- Batata chips
- Churros
- Mini pizza
- Bolo de pote
Associação Vinde à Luz
- Estrogonofe de frango
- Salgadinhos
- Frango a passarinho
- Bolo de pote
- Mini donuts
- Cone trufado
Serviço Social em Promoção da Cidadania Imaculada Conceição
- Cuscuz mole
- Panqueca
- Lasanha à bolonhesa
Negadinha da Usina Santa Bárbara (CAUSB)
- Frango atropelado
- Marmita ou prato feito
- Arroz branco
- Feijão
- Vinagrete
- Farofa
- Porção de mini pastel
- Pastel
Além disso, 25 expositores venderão seus produtos no Espaço de Economia Criativa. São eles:
- Antônio Carlos Rodrigues – cachepots, chaveiros, porta objetos, comedouros para pet e jogos educativos em madeira
- Bernadete Camargo Queiroz – toucas, roupinhas de bonecas em crochê, pintura em tecidos, suporte de plantas e cobre jarra
- Celso Ricardo Pupin – peças em epóxi, biojoias, filtro dos sonhos e incensários
- Dilma Barbosa Bispo – tapetes, jogo de cozinha e banheiro
- Edma de Souza Santos – acessórios em metal e macramê, bottons e filtro dos sonhos
- Gertrudes Furlan Sales – pintura e decoupage em madeira e outros materiais
- Gisele Cristina Lopes Megiato – chaveiros de letras e chinelos bordados
- Iara Aparecida de Araújo Nunes – chaveiros, porta copos, cachepôs e bolsas em crochê com fio de malha
- Ina Thomé Picoli - quadros, chaveiros e colares em bordado em bastidor e minibastidor
- Jhonatan Felix – pintura criativa em bustos de personalidades, personagens, caveiras, animais e chaveiros
- Julia Wagner – luminárias em pote de vidro, esculturas em biscuit, acessórios e tiaras de flores
- Larissa Rodrigues – chinelos bordados, canetas decoradas, chaveiros, terços e acessórios
- Luis Carlos Nicolau - artes em madeira
- Maria Aparecida Dias Zoz – bolsas, chapéus e chinelos em crochê
- Maria Monteiro – perfumaria, sabonetes, body splash, velas aromáticas e aromatizadores
- Maria Socorro Silva – acessórios pulseiras de couro, colares, brincos, tornozeleiras, anéis, pedras e filtro dos sonhos
- Nazaré Alves Piedade – tiaras, pulseiras, colares e brincos em capim dourado
- Nilza da Silva – crochê, patchwork e pinturas em tecidos
- Paulo Couto – porta-objetos, oratórios, chaveiros e acessórios em pedrarias e origami tsuru
- Rosely Victoria Wagner – toucas, cachecóis, sapatinhos de bebê, chaveiros e acessórios em crochê e micro crochê
- Sandra de Mattos/José de Mattos – esculturas, chaveiros, porta objetos em madeira, bolsas e painéis em macramê
- Sérgio Martins – caricaturas
- Silvaneide Ferreira Sousa – laços, turbantes e scrunchies
- Sonha Eli de Paula – bolsas, mochilas, shoulder bag, carteiras, necessaries e porta-objetos em costura criativa
- Tânia dos Santos Amianti – bonecos em amigurumi personagens, cultura geek, chaveiros e macramé decorativo
Sobre o evento
Criada em 1997, a Festa da Negadinha da Usina Santa Bárbara nasceu com o propósito de promover o reencontro dos ex-moradores da antiga Usina Santa Bárbara e preservar a memória de um dos mais importantes patrimônios históricos do município.
Ao longo de quase três décadas, o evento se consolidou como uma das principais manifestações culturais de Santa Bárbara d’Oeste, reunindo gerações em torno da música, da gastronomia e das lembranças que ajudam a contar a história da cidade.
Serviço
27ª Festa da Negadinha da Usina Santa Bárbara
Data: 28 de junho (domingo), das 9 às 18 horas
Local: Complexo Usina Santa Bárbara | Rua Aristeo Carlos Pereira, s/n, Residencial Dona Margarida - Santa Bárbara d’Oeste/SP
Entrada gratuito