O prefeito Zé Maria ficará afastado do cargo até o dia 26 de junho, para poder participar da XII Conferência Interamericana de Prefeitos e Autoridades Locais, que será realizada em Miami.
Foi realizado na tarde desta quarta-feira (14/6), no anfiteatro da Prefeitura, o Ato de Transmissão do Cargo de Prefeito Municipal, onde o atual prefeito, José Maria de Araújo Júnior, passou o cargo para o vice-prefeito e secretário de planejamento, Sérgio de Souza Sacerdote.
O prefeito Zé Maria ficará afastado do cargo até o dia 26 de junho, para poder participar da XII Conferência Interamericana de Prefeitos e Autoridades Locais, que será realizada em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 19 e 22 de junho.
Em seu discurso o prefeito Zé Maria enalteceu o trabalho desenvolvido por Sérgio Sacerdote. "Eu transfiro o cargo para uma pessoa que conheci há muito tempo, como funcionário público. Nossa amizade se fortaleceu e hoje estamos juntos administrando essa cidade. A figura humana, o caráter, sua história e seu profissionalismo, fazem do Sérgio uma pessoa altamente capaz de conduzir o Município".
A respeito do Congresso em Miami, o prefeito licenciado espera adquirir novas experiências. "O convite foi muito interessante, por isso resolvi aceitá-lo. Espero trazer algum conhecimento para Santa Bárbara d'Oeste e quem sabe poder aplicá-los aqui".
Após assumir o cargo, o prefeito em exercício, Sérgio de Souza Sacerdote, se disse honrado de tal função. "Eu me sinto honrado de servir essa cidade, minha cidade. Faço isso com muito respeito. Não haverá grandes mudanças, a agenda de trabalho já determinada com todas as secretarias será cumprida. Estou gostando da experiência desde já", finalizou Sacerdote.
O evento é organizado pelo Condado de Miami e a Universidade Internacional da Flórida e tem como objetivo apoiar os líderes e as autoridades locais da região na identificação de novas oportunidades para o fortalecimento da governança democrática e a participação cidadã em suas comunidades, além de difundir o aprendizado gerado na execução de seus programas e projetos.
Durante a Conferência, a Fundação Interamericana (IAF), estará realizando uma série de Oficinas de Trabalho, que tratarão dos seguintes temas: Os Cidadãos como Agentes de Mudança; Comunidades Transnacionais e Governança Democrática; Tecnologia para o Desenvolvimento e a Democracia e Fórum de Deliberação Democrática. A organização do evento aguarda a presença de mais de 500 prefeitos e autoridades locais de todo o mundo. Todas as despesas com transporte aéreo, hospedagem e refeições durante o evento serão financiadas pela IAF.
A Fundação Interamericana (IAF) é uma entidade autônoma do governo dos Estados Unidos, que concede doações para programas de auto-ajuda inovadores, participativos e sustentáveis na América Latina e Caribe. A IAF tem particular interesse em financiar alianças entre organizações de base e sem fins lucrativos, empresas e governos locais, voltadas para melhorar a qualidade de vida da população mais carente e fortalecer a participação, a responsabilidade cívica e as práticas democráticas.