A Secretaria Municipal de Saúde realizará amanhã (05/11), 141 eletrocardiogramas, em pacientes que se submeterão a cirurgia de catarata.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará amanhã (05/11), 141 eletrocardiogramas, em pacientes que se submeterão a cirurgia de catarata. A seleção ocorreu durante o Circuito Cidadão, realizado no mês passado no Sesi (Serviço Social da Indústria), numa parceria entre a unidade barbarense, a Prefeitura e a EPTV Campinas. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, os pacientes que participaram do programa, em busca de exames na área ocular, e tiveram diagnóstico de catarata, foram incluídos no mutirão de cirurgia "Projeto Catarata", da Unicamp.
Todos foram notificados para o exame, logo após terem passado pelo Circuito Cidadão. O exame tem resultado imediato e é a primeira etapa anterior a operação. Na semana que vem os pacientes farão os demais exames necessários. A última etapa, que antecederá as cirurgias, será uma avaliação final, por um cardiologista da Secretaria de Saúde. As cirurgias serão realizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp, a partir do dia 22 de novembro. Serão grupos diários de até nove pacientes, que serão transportados pela própria Prefeitura.
A catarata é uma doença que geralmente acomete pessoas mais velhas, compromete a visão de forma parcial ou total. O eletrocardiograma é um dos exames pré-cirúrgicos, indicados com quesito de avaliação. Os exames serão realizados a partir das 7 horas, no Centro Médico. Como o eletrocardiograma é rápido, a previsão é que até o meio dia, todos os exames tenham sido efetuados.
Circuito Cidadão
O Circuito Cidadão foi uma ação comunitária na qual a Secretaria de Saúde realizou diversas ações educativas e atendimentos médicos :
Especialidade Atendimentos Alterados
Enfermagem
Glicemia 556 43
Colesterol 391 58
Pressão Arterial 515 20
Saúde Sexual e Reprodutiva : 49 citologias (papanicolau) ; 55 exames de mama;
Saúde Bucal
Prevenção ao Câncer Bucal : 46 Recreação com crianças : 300
Vigilância Epidemiológica
Vacina contra a gripe : 202 doses Hepatite B: 10 doses dupla adulto : 78 doses
Tríplice viral : 1 dose